publicado em 06/03/2018 às 06h02
Taxa de aprovação dos recursos da OAB

Eis a perguntinha mágica do momento: qual é a taxa de aprovação dos recursos da OAB?

Ela é alta? Muitos candidatos recorrem? O que esperar para hoje?

Infelizmente a taxa de aprovação dos recursos da OAB não é alta.

Preparem-se para a Repescagem do XXV Exame de Ordem

Na segunda fase nós temos 165 corretores envolvidos na correção, conforme informações exclusivas levantadas pelo Blog. Os corretores são as pessoas mais amadas e odiadas pelos examinandos Brasil afora. Por 2 semanas as orações e pensamentos são direcionados para eles.

Os números do Exame de Ordem

Aqui uma informação que muitos queriam saber, inclusive eu, e não tínhamos para quem perguntar: em cada 2ª fase praticamente quase todos que reprovam recorrem.

E quantos são verdadeiramente aprovados com recursos?

Vamos olhar os dados exclusivos do Blog nas últimas 5 edições do Exame.

Taxa de aprovação dos recursos da OAB nas últimas edições:

XIX - 1.666 recursos providos.

XX - 1.847 recursos providos.

XXI - 1.002 recursos providos.

XXII - 1.546 recursos providos.

XXIII - 817 recursos providos.

Sim, isso é POUCO.

A banca gosta de ser econômica quando o assunto é reconhecer que não corrige bem (algo histórico e insofismável) e não facilita a vida dos Examinandos nem nesta hora.

Contudo, já vi edições em que a quantidade de recursos providos foi maior, com 2 mil ou até mesmo 2.500 recursos bem-sucedidos. É uma possibilidade para hoje.

Ainda assim, após a divulgação do resultado, restará aos candidatos o uso da Ouvidoria. Os dados da Ouvidoria são absolutamente nebulosos: nunca foram divulgados. Sabemos que funciona, pois existem muitos relatos de sucesso com seu uso, mas não sabemos em qual proporção.

Ainda hoje apresentarei os dados estatísticos finais deste XXIV Exame de Ordem, assim que o resultado for publicado. Desta vez, se Deus quiser, a FGV será mais indulgente nas correções.