Sobre separar ou não os parágrafos da peça prática

Terça, 9 de setembro de 2014

Semana passada publiquei um post sobre a estética na peça prática, e sempre surge entre os candidatos um questionamento bastante comum: separar ou não os parágrafos na peça prática? (NOTA: atentem apenas ao aspecto estético das imagens. Nada além disso)

Enfim: como lidar com os espaçamentos na prova?

Primeiro vamos fazer duas observações importantes.

A FGV só oferece 150 linhas para os candidatos fazerem toda a peça. Em regra isso é mais do que suficiente, apesar de alguns candidatos reclamarem do espaço em determinados momentos.

Não é, evidentemente, motivo para ninguém se preocupar. Vocês estão fazendo suas peças e certamente já se familiarizaram com esse aspecto. De toda forma, é bom evitar desperdícios, em especial se o candidato notar que o enunciado exigirá uma peça mais extensa.

A preocupação, ao fim, é a de sempre: o texto tem de ser inteligível, mostrar clareza e se fazer entender. Gostem ou não, agradar aos olhos dos corretores da banca da FGV é sim um objetivo, e isso envolve não só passar o conhecimento de forma completa como também em escrever corretamente.

Vamos olhar detalhes importantes na prova.

1 - Espaçamento entra a qualificação da parte e a indicação da competência

Existe um espaço correto entre a indicação da competência, no topo da folha, e a indicação da parte em uma peça?

Eu desconheço qualquer história de aplicação de penalidades em candidatos por fazerem uma outra escolha. O candidato pode sim pular várias linhas como também pode, perfeitamente, não pular nenhuma.

É indiferente.

A imagem abaixo mostra um exemplo do formato que eu julgo mais apropriado.

prova-subjetiva-1-1024x486

Vocês devem se lembrar de que o espaço que colocamos nas petições tem como finalidade apenas facilitar a vida para o pessoal do cartório, quando eles colocam uma etiqueta ou um carimbo. Não se trata de uma regra procedimental;tão somente de uma tradição (podemos chamar assim) que tem uma finalidade.

No exemplo acima temos um trecho de peça sem maiores firulas.

Abaixo uma peça com a delimitação de espaço:

peça-3

Isso pode ser feito sem maiores problemas também, quando o critério é o de correção da banca. Mas em termos estritamente práticos, eu acho desnecessário tal espaço. Aliás, TODAS as peças que tiraram 5 que eu já vi, sem exceção, não tinham tal espaço.

Abaixo um exemplo interessante. O candidato colocou entre parênteses o termo "10 linhas".

Isso é absolutamente desnecessário! Ou coloca dá o espaço ou não dá, não precisa escrever isso, como se fosse algum tipo de regra. Não é!

peça-2-1024x447

Na prática não muda nada: não ajuda e nem prejudica. Mas fica meio esquisito.

2 - Espaçamento entre parágrafos

Vejam o texto abaixo.

Considerem aqui o esforço necessário para compreender a redação.

peça-4

Relevem o fato da redação estar certa ou errada, isso aqui é indiferente.

Agora olhem o próximo texto. Continuem levando em conta o esforço necessário para se entender o sentido da redação:

peça-7

Minha conclusão: quando o candidato abre uma linha de distância entre um parágrafo e outro o esforço para se efetuar a leitura é menor.

Acredito que essa deva ter sido também a conclusão de vocês.

E faz sentido! É exatamente por isso que existem parágrafos: para delimitar linhas, sequências de raciocínio, e evitar não só a confusão como também para facilitar a leitura.

Minha dica: separem cada parágrafo. Usem uma única linha para isto. Fica muito melhor de ler (o corretor da sua prova muito provavelmente vai achar isso também) e, mais importante ainda, é melhor de se estruturar o raciocínio. E aqui falo do raciocínio de cada um de vocês!

Basta seguir a lógica organizada no esqueleto:

Construindo o esqueleto da peça da 2ª fase do Exame da OAB

Não leram o post do esqueleto? Parem tudo e leiam! De suma importância para vocês.

Em breve vou publicar um texto sobre a lógica da argumentação, e ele casará não só com o conceito do esqueleto como também com o conceito da estruturação dos argumentos em parágrafos.

Vejam a imagem abaixo. Mais uma redação sem parágrafos! Não é bem pior para se ler?

peça-6

E observem que a letra não é feia, ao contrário. Tenho certeza de que a leitura seria mais fluida se os parágrafos fossem nítidos.

Talvez, por alguma razão, o candidato não queira dar de espaço entre um parágrafo e outro. Nestes casos, o ideal será ao menos apresentar um recuo de texto significativo para dar a ideia do parágrafo.

Na imagem abaixo o recuo foi pequeno, mas poderia ter sido significativo:

peça-8

Acredito que a questão agora esteja bem clara.

Tudo não passa da adoção de pequenos detalhes, coisas simples que vão facilitar a correção da prova de vocês na hora da verdade.

É isso que interessa!