Sobre os recursos e os espelhos do IV Exame Unificado

Terça, 19 de julho de 2011

Muitos candidatos têm perguntado sobre os recursos e a divulgação dos espelhos, então vou adiantar alguns pontos:

1 - O Blog já divulgou as razões para dois recursos - AQUI e AQUI - e ainda hoje divulgará mais alguns. Já adianto que não são muitos, pois a FGV e a OAB tiveram mais zelo na elaboração das questões

Leiam também: Quantas questões poderão ser anuladas da prova objetiva do IV Exame de Ordem Unificado?

2 - O espelho da prova (fotocópia do caderno de resposta) só será disponibilizado quando abrir o prazo recursal, no dia 25 deste mês (próxima 2ª feira). Quem saiu da prova sem levar o caderno terá de esperar até lá.

3 - O prazo recursal terá início também no dia 25 e irá até o dia 27. No dia 25 vou publicar um tutorial COMPLETO sobre como recorrer. De toda forma, já elaborem suas razões recursais para no dia acertarem os detalhes e implementarem o famoso control-c, control-v.

Falando nisso, cumpre abordar cinco aspectos dos recursos:

a) O primeiro é que se ocorrer alguma anulação, TODOS os candidatos que erraram a(s) questão (es) anulada(s) serão beneficiados, e NINGUÉM que as tenha acertado será prejudicado. Anulação só beneficia, nunca prejudica.

b) No Exame passado a OAB retificou o gabarito, trocando uma assertiva por outra. Nesse caso quem acertou aquela questão perdeu o ponto, pois foi uma alteração de gabarito e não uma anulação. Isso só aconteceu uma vez na história do Exame Unificado e acredito que não vai ocorrer nesta prova.

c) Na elaboração de seus recursos lembrem-se do limite de 2.500 caracteres. É muito pouco, mas é o que a banca oferece. Sejam racionais na hora de elaborá-los.

d) A banca NÃO lê recurso por recurso. Isso nunca acontece. A FGV vai elaborar um relatório sobre os recursos e enviar para a OAB, que, de posse dos dados sobre os recursos (número de interposições, questões impugnadas e questões mais impugnadas) deliberará sobre as anulações. Como eu disse, isso será no dia 4.

e) Não copiem os recursos de amigos ou da internet. O software da FGV detecta isso e anula os recursos, prejudicando os dados que serão levados até os conselheiros da OAB.

4 - A anulação das questões será deliberada no dia 04 de agosto, conforme notícia dada em 1ª mão ontem aqui no Blog. Nesse dia todos saberão quem foi aprovado ou não.

5 - No dia 8 de agosto a OAB vai divulgar a lista final de aprovados.