Sobre os recursos...

Sexta, 25 de fevereiro de 2011

Ontem olhei as questões da prova que estão sendo mais questionadas pelos candidatos para elaborar razões recursais para vocês.

Confesso que não fiquei animado, pois os pleitos de anulação, na maioria dos casos, dependem de um ponto de vista, de uma determinada interpretação, e não de um vício flagrante.

E isso é muito ruim.

De um modo geral, as questões boas de serem anuladas são aquelas que possuem vício material, um erro que dificulte a intelecção do enunciado. Uma até tem um erro no ano da lei, e esse vício, mesmo sendo material, não tem o condão de atrapalhar a compreensão do enunciado, assim como a questão dos disclosure (desclosure).

Está efetivamente mais difícil achar uma questão muito errada neste Exame do que nos Exames anteriores.

Claro que os candidatos não se importam muito com essa circunstância: querem recorrer de 10, 15 questões se possível. Mas isso NUNCA foi uma prática eficaz...

Sei que vários cursos fizeram minutas de recursos, muitos bem elaborados, como não poderia deixar de ser, mas simplesmente não consigo me convencer de que muitas questões efetivamente possuem um vício insanável.

De toda forma, vou continuar pesquisando e analisando para acharmos uma solução. Ainda tenho a esperança de que ao menos 3 questões serão anuladas.

Cliquem no link a seguir e vejam os recursos já elaborados pelo Portal, já no formato PDF - RECURSOS OAB 2010.3

Em instantes irei publicar o tutorial.