Sobre o Senado, servidores comissionados, concursados e a desculpa esfarrapada de Renan Calheiros

Sexta, 8 de novembro de 2013

renan1

Desculpa ruim: todo mundo tem uma para dar!

É assim que podemos classificar a justificativa do presidente do Senado, Renan Calheiros, sobre a contratação de mais servidores comissionados do que servidores concursados pelo Senado.

Estão por fora da controvérsia? Eu explico!

O jornal ?O Estado de S. Paulo?, em matéria publicada na última quinta-feira, revelou no tempo da presidência de Renan no Senado, foram admitidos mais servidores por meio de indicação política do que por concurso público.

Seriam 2.991 funcionários comissionados contra 3.241 efetivos, de acordo com o próprio presidente da casa. Entre janeiro e setembro deste ano, os comissionados custaram R$ 258,3 milhões aos cofres do Senado, enquanto os concursados custaram R$ 1,9 bilhão no mesmo período.

Aliás, ontem mesmo ele se defendeu na tribuna, tentando justificar o injustificável.

Eis uma das pérolas do senador: ?Para o bolso daqueles que pagam impostos, o custo entre um e outro é sete vezes menor?

Não satisfeito, critica o jornal: ?Respeitando o sagrado direito à critica, não é possível comparar desiguais ou embaçar a realidade recorrendo a análises pontuais ou seletivas?.

E arrematando tudo, sentencia: "A despeito do que querem fazer crer, trabalham tanto quanto os demais servidores?.

Que beleza!

Nem preciso dizer que a farra dos comissionados guarda estreita correlação com o LOTEAMENTO de cargos públicos e ocupações de ordem política para agraciar os apadrinhados.

E aqui podemos começar as críticas, e de forma pontual, para não perdermos o fio da meada:

1 - Concurso público existe por razões de ordem republicana, exatamente para evitar que interesses políticos, e quando não, de ordem pessoal, loteiem os espaços do Estado;

2 - É óbvio que o concursado é mais caro, e o é porque ele é mais QUALIFICADO, afinal, mostrou sua competência ao passar em um concorrido e dificílimo concurso público;

3 - Não duvido que os comissionados trabalhem muito, genericamente considerando essa hipótese, mas eles não passaram pelo crivo do concurso, e não se pode com isso afirmar a priori que eles estão APTOS ao exercício das funções. Já os concursados gozam dessa premissa.

Resumindo: é o barato que sai caro.

E você, que está aí estudando e acredita que pode vencer na vida desta forma, tente dormir hoje com um barulho desses.

Mas tudo isso é bem conveniente, né senador?

renan-calheiros

Com informações do G1.

Aliás, en passant, já que estamos falando no Renan...

Apesar de corte prometido por Renan, Senado ainda paga supersalários