Sobre a prova de hoje, esperanças, desilusões e resultados...

Domingo, 21 de outubro de 2012

Vamos conferir logo de plano o calendário final do VIII Exame de Ordem:

Esses 14 dias até a divulgação dos padrões de resposta demorarão uma eternidade. Mas é assim mesmo, aguardemos.

Diferentemente de outras edições, não tivemos uma unanimidade sobre a prova. Alguns gostaram das suas provas, outros estão indignados.

Tecnicamente não tivemos problemas, ao menos até agora. Não há notícias de erros de concepção nas provas, exceto por uma ou outra questão pontual.

O surpreendente, em alguns casos, foram as cobraças de peça não muito usuais, como no caso de Direito Tributário. Aqu, inclusive, está nascendo uma controvérsia sobre uma hipotética violação ao edital. Amanhã falarei sobre isso sem maiores paixões.

Sim! Paixões!!

O pós-prova deixa qualquer um tenso, nervos e ligado na tomada.

Conversei na saída da prova com um candidato que tinha feito Direito Constitucional. Quando li o enunciado e confirmei a escolha da peça por ele, ele quase se desmanchou em lágrimas. Foi bem emocionante.

Sei bem, sei muito bem o quanto em jogo está na prova da OAB, e o nervosismo de todos vocês é reflexo disto: é a profissão que está em jogo.

Daqui até o dia do resultado voês vão ficar em suspenso, imaginando se tudo realmente vai dar certo, se a banca vai fazer um trabalho que preste e corrigir as provas decentemente. è o mínimo que se espera.

De toda forma nós não controlamos o tempo e esperar será a única atitude a ser tomada.

Independente da perspectiva de sucesso ou iminência do fracasso, o futuro continuará no mesmo lugar. No caso de sucesso, seus naturais desdobramentos surgiram, em caso de fracasso, esses desdobramentos serão apenas postergados mais um pouco: desistir não é uma opção.

Uma boa noite a todos!