Sobre 2011 e 2012

Sexta, 30 de dezembro de 2011

2011 foi um ano interessante para o Blog.

Estivemos presentes em uma série de eventos extremamente relevantes para o Exame de Ordem, como a audiência pública na Câmara sobre o fim do Exame, a votação do novo provimento da OAB que atualmente o regula e, principalmente, a votação, no STF, de sua constitucionalidade.

Estivemos lá!

Adiantamos várias vezes, SEMPRE em primeira mão, informações importantes para os candidatos, como datas de provas e de resultados; ajudamos a alterar eventos relacionados à prova, como agora, com a mudança na data de inscrição e do resultado do próximo Exame, entre outros.

Somos o maior repositório de dados estatísticos do Exame, pois compilamos dados desde 2006, ajudando a todos pensarem o que é esta prova.

Orientamos milhares de candidatos em seus recursos, outros tantos com relevantes dicas de preparação, copiadas e difundidas por muitos outros.

Criticamos a OAB e a FGV sempre em que, falhas muitas gritantes, ocorreram. E elogiamos também, quando as decisões foram corretas e quando as provas foram adequadas, como no IV Exame Unificado.

Transformamos o Blog em um canal extraoficial de comunicação entre os candidatos e a OAB.

Isso é um fato!

Nunca foi um objetivo, mas a forma como tratamos as informações e o conteúdo do Blog levou-nos a este patamar.

E sem copiar ou pisar em rigorosamente ninguém!

Somos pioneiros e disso nos orgulhamos!

O objetivo do Blog sempre foi o de ajudar os candidatos na preparação e na aprovação no Exame de Ordem.

Essa é a nossa marca, nosso DNA, e assim continuará a ser.

Em 2012 pretendemos melhorar ainda mais, e o faremos. Uma série de projetos e mudanças serão implementados para tornar este Blog mais relevante.

2012 será melhor do que seu predecessor. Temos certeza!

E temos porque o que nos move é uma verdadeira paixão em ajudá-los a serem aprovados. Uma paixão amadora, tal como escrevi na última segunda-feira.

Somos apaixonados pelo o que fazemos e, principalmente, em ajudá-los. Muito ou pouco, em ajudá-los.

Em 2012 desejamos para cada um de vocês o sucesso na aprovação no Exame da OAB.

Desejo frieza, racionalidade, preparação e entrega aos estudos, pois o sucesso não cai de árvores, e sim do rosto, na forma de suor.

O Exame de Ordem é um instrumento de seleção e restrição, cujo objetivo maior está em restringir e não avaliar.

O Exame de Ordem NÃO avalia por completo, tanto em extensão como em profundidade, a capacidade de vocês advogarem. Ele teria de ser mais abrangente para cumprir tal objetivo.

Com um percentual médio e quase constante de 15% de aprovação, a prova da OAB é um instrumento de restrição para o mercado da advocacia, e o é face a expansão irracional e irresponsável do número de faculdades de Direito no Brasil.

É uma equação social complexa, injusta e cheia de contradições. Mas o modelo atual é, infelizmente, o único possível.

Cabe a cada um superá-lo, seja ele como for, e a preparação intensa e séria é o ÚNICO caminho para a aprovação e atuação no universo da advocacia.

Desejo a cada um de vocês o sucesso no Exame, mas saibam bem que o sucesso só vem quando é chamado pelo trabalho, esforço e a dedicação.

Lembrem-se: ao homem foi dado o dom de transformar tudo através do trabalho e da inteligência.

Transformem o 2012 de vocês!

Um feliz ano novo, cheio de sonhos realizados e de novos projetos a serem cumpridos!