Terça, 31 de agosto de 2010
São Paulo ? Um das principais barreiras entre os cursos de Ensino a Distância (EAD) e os alunos é a organização do tempo disponível para a assimilação dos conteúdos. Pensando nisso, o Tuctor, ferramenta online que ajuda no planejamento, racionalização e disciplina dos candidatos, está lançado um programa de parceria com cursos EADs de preparação Exame da OAB, vestibular e concursos públicos. Com a integração entre as ferramentas, o aluno poderá, de forma simples, informar ao sistema Tuctor quais dias e horários têm disponível para estudos durante a semana e avisar o seu grau de dificuldade em cada matéria. O site já trará as matérias e conteúdos do cursinho e o candidato passa a ter uma completa agenda de estudos.
Com a combinação de todas as variáveis disponibilizadas pelo EAD e pelo aluno, o sistema calcula automaticamente se será possível estudar todo o conteúdo antes da data da prova. ?Depois, o Tuctor funciona, literalmente, como o tutor dos estudos. Caso o candidato não atualize o sistema ou esteja abaixo da meta, a ferramenta passa a enviar mensagens de incentivo, cobrando um maior empenho. Já se o estudante alcançar a meta ou até batê-la, serão enviadas e-mails de elogios pelo empenho?, afirma o especialista em preparação para concursos e exame da OAB Rogerio Neiva Pinheiro, que desenvolveu a ferramenta. Com o Tuctor, também é possível organizar os dias e horários que serão acompanhadas as vídeo-aulas do curso, o que auxilia os estudantes que têm dificuldades de programar as aulas previamente.
Atualmente, o Tuctor já está integrado ao curso à distância para preparação ao Exame da OAB do Portal Exame de Ordem (www.portalexamedeordem.com.br). Na parceria, o aluno do portal recebe uma senha do Tuctor e, ao se cadastrar no sistema, já tem disponível o programa do curso. Também é possível adicionar outras fontes de estudo caso o aluno precise, como outros livros, legislação seca, resumos, etc. ?Queremos que esta primeira integração funcione como um modelo, abrindo a possibilidade de complementarmos outros cursos EAD a partir de agora?.
Por ser totalmente em web, o Tuctor não necessita de instalação, não há problemas de conflitos com diferentes configurações de computadores e sistemas operacionais, além de não ser necessário nenhum suporte na máquina do usuário. Outra facilidade é o fato de poder ser acessado de qualquer computador, seja de casa, do trabalho, do notebook ou de uma biblioteca pública, por exemplo. ?Este formato também permite implantar novas funções constantemente, algo que estamos sempre fazendo?. Há também uma equipe permanente, que presta auxilio aos usuários nas 24 horas do dia.
Idealizador do Tuctor - Rogerio Neiva é juíz do Trabalho e pós-graduado em Direito Público e em Finanças. Tem formação didática para ensino superior e leciona em curso preparatório para concursos desde 1999. Um dos diferenciais de Neiva se deve a sua experiência prática em ter sido aprovado em concursos públicos com grande número de candidatos por vaga, a exemplo do BNDES, Procuradoria do Estado e da Advocacia Geral da União. Com todo expertise em carreira pública, além de aplicar seus conhecimentos práticos em cursinhos preparatórios para concursos de nível médio e superior, relata técnicas de preparação no livro Concursos Públicos e Exames Oficiais: Preparação Estratégica, Eficiente e Racional, lançado pela Editora Atlas.
Tuctor - Utilizando as ferramentas da web 2.0, o Tuctor proporciona ao candidato que se prepara para um concurso público, prova ou exame a criação de uma conta de estudos, que organiza os conteúdos necessários para a aprovação de acordo com a disponibilidade de horários do usuário, a dificuldade de cada matéria e a data do exame. De acordo com o andamento do aluno, o site funciona como um verdadeiro tutor, cobrando mais empenho ou elogiando pelo estudo. O site também traz ferramentas de interação, como a criação de perfis pessoais, o envio de mensagens e fóruns para troca de informações e dicas. No ar para testes desde o início de 2009, o Tuctor chegou a sua fase final no início de 2010.
Fonte: Portal Fator Brasil
Saiba mais: Como se preparar para Concursos Públicos com alto rendimento
Site Tuctor