Simulado para a prova objetiva do Exame de Ordem e guia de estratégia

Quinta, 7 de julho de 2011

Segue o simulado do Portal Exame de Ordem - IV Exame de Ordem Unificado!!

Cliquem no link e façam o download! - SIMULADO para o IV Exame da OAB Unificado - 1ª FASE - O arquivo é o PRIMEIRO da lista e está com o nome "Simulado - IV Exame de Ordem Unificado".

Todos os interessados poderão fazer o simulado de GRAÇA!

E TODOS os cadastrados concorrerão, independente de desempenho, a 2 (DOIS) cursos, de LIVRE ESCOLHA, para a 2ª fase do IV Exame de Ordem Unificado!

O sorteio será durante a mesa redonda do Portal Exame de Ordem na noite do dia 17/07, o dia da prova!

E não deixem de ler:

Por que fazer o simulado para a prova da OAB?

Como fazer o simulado?

Escolham um lugar tranquilo e cronometrem o tempo de prova. Vocês têm 5 horas para fazê-la.

Eu aconselho a separarem 40 minutos desse tempo para simular a passagem das questões para a folha de resposta. Logo, você devem responder tudo em 4 horas e 20 minutos.

Aproveitem e simulem também o consumo de água e de comida com coisas que vocês poderão levar no dia da prova. Pode parecer bobagem, mas não é.

Simulem também ao menos dois pequenos intervalos de 3 a 5 minutos para relaxarem. Verifiquem se isso tem o condão de melhorar a concentração e o foco depois de uma hora e meia de resolução do simulado.

Às 18:00h será publicado o gabarito do simulado também aqui no Blog, EM VÍDEO, com os professores comentando questão por questão.

Façam o simulado com SERIEDADE. Se não puderem hoje, não tem problema, mas não deixem de fazer, ok?

E quem estiver cadastrado no Portal participará do sorteio de duas bolsas integrais para qualquer curso de 2ª fase do Portal Exame de Ordem!!

Se cadastra quem quer, mas só participa se estiver cadastrado!!

Cliquem no link a seguir para fazer o cadastro - Cadastro no Portal Exame de Ordem

E não deixem de ler abaixo o GUIA de ESTRATÉGIA para a prova objetiva, para vocês treinarem no simulado. Importantíssimo!!!

A prova objetiva do Exame de Ordem não deve ser enfrentada sem uma prévia reflexão sobre a estratégia a ser empregada na sua resolução.

Exagero? Bobagem?

Para uma prova que reprova 9 em cada 10 candidatos, adotar uma estratégia não é luxo, é CONDIÇÃO de aprovação.

Apenas 25% dos candidatos que fazem a prova na primeira vez são aprovados, e míseros 7% dos candidatos que reprovaram pelo menos uma vez conseguem a aprovação, considerando que a média de inscritos por prova que já reprovaram ao menos uma vez é de 80%. O Exame está muito, mas muito difícil mesmo.

Mais importante ainda!

De acordo com a própria OAB, quando ela derrubou dezenas de liminares no Exame de Ordem usando o Blog Exame de Ordem como justificativa em sua defesa, por conta de um modelo de MS que supostamente geraria um efeito multiplicador de demandas - Atenção!! TRF-1 acaba de derrubar DEZENAS de liminares contra o Exame de Ordem 2010.3 - a faixa de candidatos que ficam entre 45 e 49, considerando aqui os 106 mil inscritos na prova, seriam de 23.799 candidatos.

Ou seja, a faixa de candidatos que ficam ali, no quase, é de 22,28% dos inscritos. E isso sem considerar a anulação de apenas uma questão, que aprovou mais uns 2.300 candidatos.

Imaginem! Os que fazem de 45 a 49 pontos representam uns 24 ou 25% de todos os candidatos que fazem a prova!!

O que eu quero dizer com isso? Que um vacilo, uma desconcentração, um pequeno esquecimento podem comprometer o sucesso do candidato: TODO PONTO CONTA PARA A APROVAÇÃO!

Todo ponto vale ouro, e vocês têm de tirar o máximo de si mesmos.

O máximo!

Adotando uma estratégia vocês potencializam esse máximo.

Vejamos aqui dicas simples de estratégia para serem usadas na prova do Exame de Ordem 2010.2.

1 - A ordem de resolução da prova por disciplinas

Primeiramente o candidato deve determinar qual a seqüência de matérias cujo domínio é mais abrangente. Essa sequência deverá ser obedecida na hora da prova. Localize cada disciplina e determine a ordem de apresentação. Após isso, estabeleça uma sequência, da disciplina mais fácil até a mais difícil.

Isso porque é contraproducente fazer a prova seguindo as questões na ordem em que elas são apresentadas. Resolva primeiro as questões das disciplinas jurídicas que você mais domina e deixe por último as disciplinas que você julga serem as mais difíceis.

Obedecer essa ordem gera algumas implicações:

1 - Ao resolver primeiro as questões mais fáceis, o cérebro do candidato sofrerá um desgaste muito menor. Tenham em mente que o desempenho intelectual sofre um decréscimo após algumas horas de concentração. Sua atenção e capacidade de raciocínio estarão diferentes após três horas de resolução de prova comparando com a primeira meia hora dela. O candidato deve aproveitar o início da prova para ter um excepcional desempenho nas área de predileção.

2 - Atacando primeiro as disciplinas de sua preferência, com o cérebro descansado, seu desempenho será otimizado, pois você resolverá essas questões com maior velocidade e menor desgaste. Na medida em que as disciplinas mais difíceis forem surgindo, seu ânimo para enfrentá-las será maior do que se você resolvesse a prova seguindo sua sequência normal, ou de forma aleatória ou mesmo optando logo de início pelas mais difíceis.

3 - Ao enfrentar as disciplinas mais difíceis, o candidato terá sofrido um desgaste menor, já tendo resolvido parte da prova; exatamente aquela em que ele melhor domina. Logo, a preocupação em atingir os 50 pontos será menor, deixando-o menos ansioso.

4 - AO resolver as mais fáceis primeiro, o candidato tem a percepção de que está indo bem na prova. Isso não só serve para acalmar como também dá moral.

2 - Resolvendo as questões

Ao resolver as questões, deve-se atentar para os seguintes pontos:

1 - O candidato não deve sair riscando a prova indiscriminadamente. Se for marcar uma assertiva que julga correta, faça apenas um ponto ou uma seta. Deixe aquele "X" apenas para quando sua convicção quanto a resposta for absoluta. Isso evitará qualquer confusão.

2 - NÃO se deve perder tempo com questão muito difíceis, ou que sua dúvida entre uma ou outra resposta seja quase insuperável. Deixe as questões dessa natureza para o final.

3 - Faça um círculo em torno das seguintes palavras: correta, incorreta, certa, certos, errada, sim e não. Tais termos determinam muitas vezes o sentido da resposta.

4 - Os termos "sempre", "jamais" e "nunca" quase sempre estão associados com assertivas cujos enunciados estão errados. Generalizações são perigosas.

3 - Concentração e foco

Vou reproduzir uma parte de uma recente postagem do Blog, que vocês também não podem deixar de ler - Controle emocional e gestão do desempenho durante a prova da OAB - importante para o simulado:

""E quais são, durante a prova, as consequências do estresse, do nervosismo e da ansiedade? 1 - Interpretação equivocada do enunciado; 2 - Pressa na resolução do problema; 3 - "Branco" ou  esquecimento do conteúdo; 4 - Dúvida relevante e aparentemente insuperável entre assertivas; 5 - Desespero com a percepção de que se está fazendo uma péssima prova. E como trabalhar para superar esses efeitos negativos? Vamos ponto por ponto: 1 - Interpretação equivocada do enunciado Vamos partir da premissa de que o candidato está naturalmente nervoso. Esse premissa vale para todas as situações. Um dos problemas do nervosismo é interpretar de forma equivocada o que a banca quer. Isso é fatal. Não falo aqui da pressa em ler o enunciado, que será tratado logo abaixo. Falo de compreensão de sentido, do que efetivamente a banca quer com a pergunta e, consequentemente, com a resposta. A leitura do problema deve ser feita lentamente, as etapas do enunciado, como um todo, deve ser feita de forma pausada, para depois a leitura do problema ser feita de uma só vez. ENTENDAM exatamente o que é a pergunta. Depois, procure a resposta correta. Veja que a leitura com completa compreensão de sentido independe do estado emocional do candidato. Ela depende da atenção emprestada ao texto e do estabelecimento do conhecimento prévio para identificar qual a resposta é a mais adequada. Leia de forma lenta para entender o que é pedido. Tenha certeza de que entendeu o enunciado. 2 - Pressa na resolução do problema A pressa na resolução do problema quase se confunde com se interpretar incorretamente o enunciado. Mas são coisas distintas. É certo que a prova dura pouco (5 horas passam voando) mas a pressa em resolvê-la, motivada por um estado de ansiedade, pode acarretar em uma série de problemas. A leitura deve ser feita em um ritmo que assegure a exata compreensão do sentido. Não muito lenta, por certo, pois o tempo total é limitado. Se você não faz a menor ideia da resposta, pois não detém o conhecimento exigido na pergunta, ignore-a imediatamente. Ganhará tempo com isso. De toda forma, não se precipite em responder. Exerça o controle sobre o tem de leitura e o tempo dedicado a escolha da resposta. E lembrem-se que agora o fator tempo talvez seja mitigado com a redução do número de questões de 100 para 80. Esse e um elemento novo e, em princípio, benéfico aos candidatos. 3 - "Branco" ou  esquecimento do conteúdo O famoso "branco", ou o lapso de um conhecimento que se julgava possuir, não é algo incomum. E certamente pode levar ao desespero. O esquecimento pode ser elidido se ao candidato parar tudo o que está fazendo e dar um pouco de tempo para si mesmo, visando a composição da calma. O "branco" é um sintoma do nervosismo. Para evitá-lo, o ideal seria conquistar alguma confiança. Para conquistá-la, comecem a prova escolhendo a disciplina que vocês julgam ser a mais fácil, a que vocês melhor dominam. Depois continuem resolvendo a prova indo das disciplinas mais fáceis para as mais difíceis. Esse processo tende a minimizar tensões, pois o candidato percebe que está conseguindo avançar na resolução dos enunciados e tem a impressão de que está indo bem no início. Isso gera o sentimento de segurança capaz de elidir um esquecimento oriundo de lapsos causados pelo nervosismo. Caso o "branco" mesmo assim ocorra, TENTE manter a calma. Pare de resolver a prova e procure respirar fundo. Após um tempinho, volte a resolver as questões, lendo tudo muito devagar, bem devagar mesmo, buscando estabelecer as diferenças entre cada assertiva oferecida. Por que elas são diferentes? Qual delas oferece uma solução mais lógica à pergunta? Busquem com calma a informação até conseguir superar o lapso. 4 - Dúvida relevante e aparentemente insuperável entre assertivas Não tenham a menor dúvida: nervosos ou não, essas dúvidas irão aparecer várias vezes durante a resolução da prova. O candidato que não tiver nenhuma dúvida na hora de responder ou tira zero ou está próximo de resolver corretamente as 100 questões. O problema de se defrontar com uma dúvida aparentemente insuperável entre duas assertivas está em dedicar um tempo desnecessário para achar a solução, enervando-se com isso. NÃO percam tempo! Não sabe a resposta de plano, após ter completa compreensão de sentido do enunciado e das respostas, passe para a próxima pergunta, tendo o cuidado de anotar quais as assertivas provavelmente são as verdadeiras, para, DEPOIS de resolver tudo o que sabe, voltar para aquela questão e enfim tentar resolvê-la. NÃO CHUTEM!!! Chutar, ou escolher aleatoriamente uma resposta, é assumir que não se sabe o conteúdo. Cada questão guarda, mesmo que minimamente, uma lógica jurídica. Procurem essa lógica na resposta. A probabilidade de sucesso com um chute é de 25% por questão. Não só estatisticamente é um percentual baixo como também deve ser considerado dentro do universo de questões a serem chutadas. E o desempenho pode ser péssimo. Se vocês não possuem dons mediúnicos ou clarividência, não chutem! 5 - Desespero com a percepção de que se está fazendo uma péssima prova. Caso o candidato chegue ao ponto do desespero, pouco pode ser feito. Muito provavelmente sucumbirá. E sim, casos de desesperam acontecem. Aqui temos dois pontos importantes a serem considerados. O primeiro é que o candidato precisa ser honesto consigo mesmo. Estudou? Não? Não tem o direito de se desesperar. O resultado ruim tem como causa sua própria inércia e falta de vontade. Não é na hora da prova que o desejo de passar de repente aparece. Ele precisa aparecer antes, e o estudo é a manifestação desse desejo. Estudou e está nervoso? Então siga os passos acima e NÃO se desespere. O segundo ponto tem a ver com a preparação na véspera da prova. Muitos me perguntam se compensa estudar na sexta ou no sábado. Não existe uma resposta certa para essa pergunta. Estudar no sábado pode ser bom, não estudar também. Segue a minha dica: não estudem! Não estudem exatamente para ocupar vossas mentes com algo muito importante: a concentração. Na véspera da prova concentrem-se. Pensem na prova, como vão abordá-la, afinem a estratégia de resolução (escreverei sobre isso na época da prova), mentalizem as dicas acima caso o nervosismo apareça e trabalhem muito o emocional. Em suma, entrem no clima da prova. Estamos quase lá! Lembrem-se de que as dicas acima não são exaustivas. Outras podem ser criadas. Tenham em mente TAMBÉM de que as dicas acima pode não surtir efeito nenhum, afinal, elas servem para combater o efeito e não a causa. O ideal é não ficar nervoso! Por isso é importante se concentrar. Para se achar o foco, um ponto de equilíbrio onde a razão pode encontrar seu sustentáculo e a prova passe a ser novamente o que ela efetivamente é e nunca vai deixar de ser: uma prova, e não um monstro."" 4 - Para terminar

Sejam sérios no simulado. Ele será a prévia da prova para vocês.

A hora de errar, testar, experimentar é agora.

Na hora da prova, não haverá espaço para vacilos. Sentem em uma cadeira e façam tudo como se realmente fosse a prova.

No final da tarde publicarei o gabarito!

Bom simulado!