Seu vade mecum é 2013? Pense seriamente em trocá-lo!

Quarta, 7 de maio de 2014

2

Muitos candidatos estão perguntando se seus vade mecuns de 2013 terão problemas na próxima prova da 2ª fase. e tais perguntas derivam exatamente da evocação dos problemas ocorridos em 2013 com o vade mecum do 1º semestre Editora da Saraiva.

Tal como escrevi ontem, nenhum dos vade mecuns (dentro os que eu olhei) apresenta problemas. Ou seja, estão em conformidade com o atual edital:

Tem algum vade mecum do mercado com problema e não pode ser usado na OAB?

Mas o interessante foi constatar que um número significativo de candidatos pretende usar vade mecuns de 2013.

Eu não acho isso legal....

Não se trata de questionar o material de uma ou outra editora em específico, e sim o ano da publicação. Como já tratei antes, os vades (e códigos) de legislação seca das editoras são pensados e feitos para serem usados também no Exame de Ordem, pois ninguém quer ficar fora desse mercado.

Ou seja: há uma preocupação em fazer um material adequável para o Exame de Ordem.

Entretanto, nenhum código sobrevive ao transcurso do tempo. E este, o tempo, torna tudo obsoleto em muito pouco tempo.

E aqui eu faço um aparte importante: NÃO se trata de uma dica para fomentar de forma indiscriminada o consumo desse tipo de material por vocês. Como a nossa produção legislativa e jurisprudencial é elevada, os códigos naturalmente tendem a ficarem obsoletos, ao menos sob o ponto de vista da OAB.

Trata-se de uma verdadeira necessidade!

Uma coisa é você comprar um código no começo do ano e usá-lo PROFISSIONALMENTE até o final do ano. Afinal, você poderá colar folhas nele, riscar do jeito que quiser e por aí vai. Nenhum fiscal vai te perturbar o juízo.

O investimento em um código novo pode ser anual, sem problemas.

Mas para o Exame de Ordem a coisa muda de figura, e isto pelos dois motivos simples:

1 - A banca pode usar todas as inovações legislativas do país até a data do edital. Um candidato NÃO pode produzir nenhum tipo de alteração no seu código em função de eventuais mudanças, pois o edital veda isto expressamente:

3

Ou seja: eventual mudança nas leis ou na jurisprudência sumulada necessariamente fica de fora dos códigos antigos.

2 - Por óbvio, sempre há o risco da banca cobrar uma atualização recente exatamente para pegar quem não tem um material atualizado, e fazendo isto dentro das regras do edital.

Tenham em mente que a aprovação para a 2ª fase é um grande feito, e ser aprovado definitivamente na OAB é a grande meta neste momento da vida de vocês. Não se coloca em risco este momento em função de uma material não tão atualizado assim.

A regra para a OAB é, sempre, a de usar o material mais atualizado, e isso, como nós sabemos, tem um custo.

E este é um custo com um objetivo muitíssimo claro. Sob este aspecto, de ganhar a habilitação profissional para o exercício da advocacia, o investimento em um código novo é muito, mas muito pequeno.

Investimento pequeno mas extremamente importante!

Em suma: não apostem o futuro, a aprovação de vocês valendo-se de um código velho. Seja de qual for a editora, adquiram material ATUALIZADO.

A livraria Armador tem sempre material atualizado focado em concurso e na prova da OAB.

www.armador.com.br

E lembrem-se: para a preparação de vocês, seja OAB ou concursos, escolham o que há de melhor e mais atualizado, sempre! Quem faz outro tipo de opção pode pagar um preço caro demais.