Seria o Direito Empresarial a melhor disciplina para a 2ª fase da OAB?

Quarta, 2 de maio de 2012

A escolha da disciplina da 2ª fase da OAB guarda correlação com a fusão de um binômio bem específico: Intimidade com a disciplina / probabilidade de sucesso

A intimidade com a disciplina, curiosamente, e surpreendentemente também, não é o fator preponderante na hora da escolha! Os candidatos priorizam é a probabilidade de sucesso na escolha da disciplina.

E concluo isso em função do que se vê em Direito do Trabalho. Ainda hoje a escolha da 2ª fase na área trabalhista é a preferida pelos candidatos, pois, sob o aspecto processual, é a prova mais fácil entre todas.

Vendo o histórico recente, só é exigido os candidatos acertarem uma entre três possibilidades: Reclamatória, contestação ou Recurso Ordinário. Considerando ainda que o RO só foi exigido uma única vez. è até possível dizer que processualmente falando, a prova trabalhista é um ping pong entre contestação e reclamatória.

Mas, por outro lado, a banca nas últimas edições apertou quanto ao Direito Material trabalhista, até como forma de compensar pela simplicidade na identificação e escolha da peça.

As dificuldades têm como pano de fundo a escolha dos candidatos por um ou outra disciplina. A marretada, não em regra, mas de forma preponderante, desce sobre aquelas que aglutinam mais inscritos: Trabalho, Penal e Tributário.

Como escolher a disciplina para a 2ª fase do Exame de Ordem?

Seguindo essa lógica, podemos também apontar a disciplina que atrai menos inscritos: Direito Empresarial.

Curiosamente o Direito Empresarial continua na rabeira quando o assunto é atrair os candidatos APESAR (importante) de JAMAIS ter passado por nenhuma polêmica nas edições anteriores da prova. Se eu não me engano, acredito que somente Empresarial e Administrativo nunca amargaram um drama na 2ª fase.

E essa peculiaridade nunca pesou na escolha dos candidatos, em que pese a busca pela eficiência e pela probabilidade de sucesso.

Para quem está em dúvida sobre essa escolha, elenco 10 motivos que justificam a escolha de disciplina Direito Empresarial na 2ª fase da OAB:

1. Trata-se de disciplina que não está na alça de mira da OAB, considerando que apenas 5% (aproximadamente) dos examinandos inscritos optam por essa matéria;

2. Nenhuma das provas anteriores de Empresarial apresentou pegadinhas;

3. As peças costumam ser de fácil identificação;

4. As peças e questões discursivas costumam ser curtas;

5. O direito material é simples e de rápida apreensão;

6. O conteúdo processual é básico. Não se tem exigido profundidade em matéria processual;

7. Todas as questões costumam estar dentro da legislação portada pelo examinando;

8. Os cursos preparatórios para Empresarial não precisam ser extensos, face ao seu conteúdo;

9. O número de Súmulas é diminuto;

10. Baixo índice de reprovação nesta Disciplina no Exame de Ordem.

Os pontos, para quem ainda não escolheu, precisam ser ponderados com calma. Afinal, a escolha faz parte de um processo decisivo dentro da prova. Entretanto, dentro do contexto atual da prova, dá para afirmar com alguma segurança que Direito Empresarial é o patinho feio, mas que ao fim vira um lindo cisne (ohhhhh!).

E, falando nisso, cliquem no link abaixo e vejam detalhes do Curso de Empresarial do Portal. Se o medo da escolha recair sobre a percepção de que não há um bom curso na área, vocês verão que o curso do Portal, ministrado pelo Professor Penante, é completíssimo e abrangente. Confiram um post sobre os cursos do Portal para a última 2ª fase:

Cursos de 2ª fase do Portal Exame de Ordem

Eu não digo, evidentemente, para vocês seguirem essa dica sem nenhum temor. Eu dou uma dica e não uma certeza! Apenas ponderem com calma e façam, sempre, uma escolha racional.

Agora, é um fato de que Direito Empresarial NUNCA deu problema na 2ª fase, isso eu afirmo de forma categórica!