Será que vocês estão PRONTOS de verdade para a prova?

Sexta, 15 de janeiro de 2016

Vai ser dada a largada! Vocês estão prontos?

A resposta poderia ser um "depende" ou um "quem sabe".

Talvez seja difícil se sentir seguro neste momento. São tantas as variáveis que as certezas sobre si mesmo não são absolutas. E daí surge a ansiedade bem conhecida e agora experimentada por vocês.

Hoje é sexta-feira e a preparação certamente já está quase completa. No máximo os candidatos estão revisando os pontos importantes, resolvendo exercícios e, talvez, esperando para entrar com tudo na prova de domingo.

Se a preparação está completa, por que o sentimento não é de segurança absoluta? Porque as convicções não estão sedimentadas?

Uma vez perguntei a um candidato se ele estava pronto e ele respondeu:

"Acho que 100% ninguém nunca acha que está."

"Quero saber se você se sente pronto!"

"Me sinto pronto para fazer a prova, mas uma prova justa, né?

Eis o ponto!

Uma coisa é vocês se sentirem prontos, cientes dos seus próprios conhecimentos, outra, é ficarem na expectativa do que será a prova, se muito difícil ou qualquer outra coisa.

Existem coisas sobre as quais nós não exercemos nenhum controle. Sobre a prova e sua futura dificuldade, é algo que não só não podemos ter certeza como não podemos interferir.

Vocês ESTÃO prontos! Isso é um fato!

E estar pronto significa tão somente saber o bastante para tirar 6 pontos na prova. Entre 6 e 10, para qualquer um de vocês, o resultado final será o mesmo: aprovação.

Sentir-se pronto é muito importante para se construir a segurança emocional ali, na hora da verdade. Sentir seguro e afastar o nervosismo ajuda decisivamente o candidato.

Dificuldades? Como eu disse, nós não controlamos isso. O importante agora é ter a certeza de que o estudo foi sério, bem estruturado e que nos exercícios, simulações e treinos a capacidade de resolver os problemas apresentados.

Em regra, os cursos (em especial os cursos do Portal) apertam os candidatos nas avaliações e nos simulados, por vezes com uma dificuldade superior ao da prova. Se vocês se desincumbiram dos treinos, quase certamente superarão a prova.

Se não controlamos a dificuldade da prova, não devemos nos preocupar com ela: está fora do nosso alcance.

Se vocês estudaram a sério, se entregaram, o sentimento não pode ser outro que não o da consciência tranquila e da certeza das próprias capacidades.

E vocês são capazes, vocês estão prontos!

Vocês estão prontos porque hoje vocês PODEM simplesmente fazer a prova da OAB.

Chegar até aqui não foi de graça e nem resultado do acaso. Houve empenho, esforço e perseverança.

Uns chegaram de primeira, outros estão tentando há mais tempo. Todos têm a mesma chance.

A hora é agora! No próximo domingo vocês serão atores de seus próprios destinos.

Quando olharem para a prova pensem em tudo o que passaram e verão que a prova em si é só a cereja do bolo, a parte mais FÁCIL.

Cada um sabe muito bem como foi carregar todos os fardos da vida até chegar a este momento, e ele, sem dúvida, não pode ser um desafio maior dentro os demais já superados.

A prova não pode ser mais difícil do que tudo já desafiado e vencido. Ela não pode perturbar o emocional de vocês. Olhem para o passado e tenham essa certeza!

Tenham a certeza que há no mundo dificuldades muito maiores, desafios mais relevantes.

Vocês são privilegiados e sabem disso!

A prova está aí! Agradeçam e façam a parte de vocês entregando cada um o seu melhor!

Honrem a oportunidade de estarem onde estão.

Vocês estão prontos!