Semana de feriado, jogo do Brasil e do edital do XIV Exame de Ordem

Segunda, 16 de junho de 2014

Na próxima terça teremos mais um jogo do Brasil, ou seja, feriado.

Na quinta teremos o feriado de Corpus Christi.

E, na sexta, a publicação do edital do XIV Exame de Ordem:

3

Acho que nunca um edital foi publicado em um momento tão ruim para os examinandos, logo em meio a uma copa do mundo...no Brasil.

Para completar, na véspera, um feriado. São muitos fatores de desconcentração juntos apenas a um mês e duas semanas da prova.

Logo, o mais importante agora é tirar a copa do mundo do radar e focar no que realmente interessa: o XIV Exame de Ordem. A consciência da proximidade da prova PRECISA acordar quem está com a cabeça na dimensão do futebol. Afinal, quem está se preparando para a prova tem um objetivo maior na mira.

De toda forma, já vão preparando o emocional para separar a grana da inscrição:

1

E o novo edital? Teremos novidades?

Depois da implantação da repescagem a OAB, até o momento, não tem mais nada para apresentar de novo. Bom, ao menos assim espero.

E no dia 03 de agosto? O que poderemos esperar da próxima prova objetiva?

A prova do XI Exame aprovou 19% dos candidatos na 1ª fase, e a do XII aprovou 21%, o que daria para imaginar algo semelhante no XIII Exame, mas isto não ocorreu.

Infelizmente a OAB não liberou o número de inscritos no XIII Exame, mas sabemos que foram aprovados 36.971 examinandos, o que, quantitativamente foi mais do que nas edições anteriores. Na percepção geral dos candidatos, a última prova foi mais palatável do que as do XI e XII Exames.

Ou seja: a OAB quebrou uma sequência e aprovou mais candidatos. Isto torna a análise mais difícil. Se considerarmos que a última prova foi a 1ª do novo coordenador, e essa flexibilização pode ter o dedo dele.

Então é bem factível esperar por uma prova no mesmo nível da prova do XIII. Não é uma certeza mas é algo bem plausível.

Ainda temos um bom tempo até o dia da prova e é perfeitamente possível suprir lacunas e reforçar pontos relevante do conteúdo programático.

E quanto a copa, escrevi sobre isto na semana passada:

A Copa do Mundo e a armadilha para o XIV Exame de Ordem

Isto é sério: vocês não podem perder tempo de jeito nenhum.

Foco no objetivo!