Segundo OAB, 74% dos examinandos são favoráveis ao Exame de Ordem

Sexta, 6 de setembro de 2013

4

Um levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com candidatos ao Exame de Ordem Unificado revela que 74,4% dos examinandos são favoráveis à avaliação. A pesquisa aponta também que 70,13% dos entrevistados acreditam ser importante ou muito importante a aplicação da prova para que seja mantido o bom nível dos advogados no Brasil. Ainda de acordo com o estudo, mais da metade dos candidatos (52,32%) concorda com o modelo atual de aplicação das provas, com duas fases em dias distintos.

Segundo o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, a pesquisa revela que a maioria dos estudantes pretende ser nivelada por cima. "Sabem a importância de um Exame que exige a qualificação mínima ao exercício de uma profissão que defende a liberdade e os direitos do cidadão", afirmou Marcus Vinicius.

Os examinandos que participaram do levantamento responderam a um questionário com 19 perguntas, que incluíram questões sobre a aprovação ou não da aplicação do Exame, a importância da avaliação para garantir a qualificação da advocacia brasileira e a satisfação com os atuais procedimentos das provas, entre outras. (...)

Ao todo a FGV ouviu 7861 candidatos ao Exame de Ordem em todo o País

Fonte: OAB

Notícia interessante, bem no dia da divulgação das anuladas.

Enfim...

Não é a primeira vez que a OAB divulga esse tipo de pesquisa, feita com os examinandos inscritos em uma determinada edição da prova, e o percentual, de fato, permanece mais ou menos igual.

Sim! O Exame é importante e sem ele o Poder Judiciário entraria em um estado de inércia, atulhado de causas derivados de um estado de competição surreal. Hoje existe uns 800 mil advogados e algo em torno de 2 ou 3 milhões de bacharéis. Façam as contas e tirem suas conclusões.

O problema, claro, está na qualidade da prova. Os candidatos, e aí concordo com a pesquisa, são sim favoráveis ao Exame, mas desde que ele seja JUSTO.

Esse é o parâmetro. Ninguém se importa em reprovar desde que a própria reprovação seja resultado das próprias deficiências. A reprovação injusta é que causa indignação, e esse é o grande calcanhar de aquiles da prova.

o Exame de Ordem NÃO É uma prova simpática, e provavelmente nunca será. Mas entre a aura de antipatia e sua importância há um abismo. Cabe a OAB, e digo isso há anos, afastar esses extremos cada vez mais. O X Exame de Ordem representou o que há de pior na prova, e deixou, sem dúvidas, marcas em todos. A prova da 1ª fase desta edição já foi uma amostra disto, e tenho certezas do advento de mais mudanças.

Ano passado eu escrevi um post sobre a implementação da repescagem no Exame - "Repescagem" no Exame de Ordem poderá ser adotada já no ano que vem! - e creio que as chances dela ser realmente implementada são bem significativas.

É uma ideia antiga do atual Coordenador do Exame de Ordem Nacional, Dr. Leonardo Avelino, e após o X Exame e as mudanças por ele projetadas na última sessão do Conselho Pleno da OAB poderão incluir a introdução, finalmente, da repescagem.

Vamos acompanhar tudo e ver se um novo provimento trará essa novidade. Eu acho que é algo bem provável.