Quinta, 21 de julho de 2016
Eu me lembro que lá pelo ano de 2008 ou 2009 quem mandava no Exame de Ordem era a seccional de Sergipe. Disso eu me lembro bem. Depois, a seccional do Ceará tomou a frente e de lá, até onde me consta, não saiu mais.
Infelizmetne a OAB parou, por muito tempo, de publicar as estatísticas do Exame a cada prova, mas agora voltou a repulicá-las, e, para variar, os examinandos do Ceará continuam fazendo bonito e colocam a seccional como a campeã do Exame de Ordem Unificado!
Vamos olhar o gráfico:
Apenas seis seccionais ficam com um desemepnho acima dos 60%! O Ceará lidera, com 65% de aproveitamento, seguido pela seccional do Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Sergipe, todas com 61%.
Os percentuais podem parecer altos, considerando que os percentuais de aprovação por edição são baixos, mas aqui a análise contempla os resultados referentes às últimas 16 edições do Exame: do IIao XVII. Nesse período, 1,91 milhão de inscrições foram contabilizadas ? o equivalente a uma média de 119 mil inscritos por edição e 359 mil a cada ano. No referido intervalo de tempo, 639 mil pessoas participaram das provas. Desse contingente, 360 mil examinandos(56%) foram aprovados no Exame de Ordem.
Ou seja, a FGV considerou no seu cálculo a aprovação geral dos candidatos:
E aí? Qual é o grande segredo dos examinandos do Ceará? O que faz com que essa seccional se mantenha por um longo tempo na frente das demais?
Mistério!!