Seccional do Ceará domina o ranking de aprovação do Exame de Ordem

Quinta, 21 de julho de 2016

Eu me lembro que lá pelo ano de 2008 ou 2009 quem mandava no Exame de Ordem era a seccional de Sergipe. Disso eu me lembro bem. Depois, a seccional do Ceará tomou a frente e de lá, até onde me consta, não saiu mais.

Infelizmetne a OAB parou, por muito tempo, de publicar as estatísticas do Exame a cada prova, mas agora voltou a repulicá-las, e, para variar, os examinandos do Ceará continuam fazendo bonito e colocam a seccional como a campeã do Exame de Ordem Unificado!

Vamos olhar o gráfico:

Apenas seis seccionais ficam com um desemepnho acima dos 60%! O Ceará lidera, com 65% de aproveitamento, seguido pela seccional do Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Sergipe, todas com 61%.

Os percentuais podem parecer altos, considerando que os percentuais de aprovação por edição são baixos, mas aqui a análise contempla os resultados referentes às últimas 16 edições do Exame: do IIao XVII. Nesse período, 1,91 milhão de inscrições foram contabilizadas ? o equivalente a uma média de 119 mil inscritos por edição e 359 mil a cada ano. No referido intervalo de tempo, 639 mil pessoas participaram das provas. Desse contingente, 360 mil examinandos(56%) foram aprovados no Exame de Ordem.

Ou seja, a FGV considerou no seu cálculo a aprovação geral dos candidatos:

E aí? Qual é o grande segredo dos examinandos do Ceará? O que faz com que essa seccional se mantenha por um longo tempo na frente das demais?

Mistério!!