Terça, 22 de setembro de 2015
Sim! Lá na China tem também um Exame de Ordem! E não, por lá não tem nenhum Eduardo Cunha querendo acabar com a prova!
Curiosamente, no exame de ordem deles, uma questão ganhou hoje a manchete do jornal New China sobre um problema hipotético bem curioso!
Era assim a pergunta, ilustrada pela imagem acima:
Se a sua mãe e sua namorada estão se afogando ao mesmo tempo, quem você vai salvar em primeiro lugar?
A pergunta, bem complicada, visou colocar os candidatos em um dilema embaraçoso e foi concebido pelos responsáveis do Exame Nacional Judicial da China.
A prova deles é mais abrangente do que a nossa: ela visa verificar se um candidato está qualificado para ser um advogado ou mesmo um juiz.
No Exame, os responsáveis pelo teste mudam o cenário para complicar o candidato: Se o homem tem a capacidade de salvar a sua mãe, mas salva a namorada em vez disso, é o homem culpado por um crime de "não-ação?"
A resposta correta é: "Não importa quem você salvar primeiro, ele ele não comete um crime", segundo Xu Songlin, um professor de direito penal da Universidade de Tecnologia do Sul da China.
Segundo o professor, a vida das pessoas são iguais. A lei prevê que as pessoas são obrigadas a salvar o parente mais próximo incluindo a mãe, mas a lei não pode impor que eles salvem o parente mais próximo quando outra pessoa também está em perigo, ao mesmo tempo.
Trata-se de um nítido problema prático, alguma coisa assemelhado com as questões da prova da 2ª fase daqui. O examinador oferta um problema prático-profissional e solicita uma resposta escrita.