Sala da OAB/BA em Fórum Criminal é depredada por advogados durante inauguração

Quarta, 7 de fevereiro de 2018

Sala da OAB/BA em Fórum Criminal é depredada por advogados durante inauguração

Ontem, durante a reinauguração da sala da advocacia no Fórum Criminal de Salvador/BA, ocorreu um protesto marcado por uma disputa entre a atual gestão da entidade e advogados supostamente da oposição.

Um grupo de advogados impediu, com uso de força, a entrada da diretoria da entidade e dos demais participantes da inauguração. Eles protestavam contra a transferência de um funcionário da OAB que trabalhava na sala para a sede da seccional.

A polícia militar foi chamada para liberar a sala e conter os manifestantes mais agressivos. Mesmo com a presença dos policiais militares, os manifestantes resistiram e depredaram as instalações da nova sala, agredindo supostamente agredindo advogados e policiais militares.

O vidro da porta chegou a quebrar. A diretoria da OAB registrou uma ocorrência na Polícia Federal e na Polícia Civil e adotará outras medidas disciplinares cabíveis no âmbito administrativo.

Confiram a nota da OAB/BA:

https://www.youtube.com/watch?v=RljteTkzFDw

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM) emitiu nota condenando a violência:

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM), pelos seus presidentes nacional e estadual, emitiu nota de solidariedade ao presidente Luiz Viana nesta terça-feira (06) frente aos fatos ocorridos na inauguração da sala da OAB no Fórum Criminal de Salvador. Confira a íntegra da nota:

Nota de Solidariedade ao Presidente da OAB/BA Luiz Viana Queiroz

A ABRACRIM-Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas- pelos seus Presidentes Nacional e Estadual, vem, publicamente, emitir a presente NOTA DE SOLIDARIEDADE em favor do Presidente da OAB/BA, Luiz Viana Queiroz, tendo em conta lamentáveis fatos ocorridos no Fórum Criminal de Salvador por ocasião da inauguração da Sala dos Advogados Criminalistas, anseio de toda a Classe, protagonizados por alguns advogados, sem nenhum vínculo com a ABRACRIM, que se posiciona absolutamente contrária a atos violentos.

É dever primordial da Advocacia velar pelo prestígio e fins da Ordem dos Advogados do Brasil, não se justificando, sob nenhuma perspectiva, atos hostis e em cerimônias oficiais da OAB, mormente contra o Presidente da Seccional, Conselheiros e Colegas. Violência é a antítese do Direito. Fora da perspectiva da ética e da legalidade não sobrevive a Advocacia.

Tudo pode ser questionado política, administrativa e judicialmente. Entretanto, impedir o acesso do Presidente da OAB/BA à Sala dos Advogados, no dia da sua inauguração é um ato atentatório ao direito de liberdade de locomoção, só visto nos períodos mais cruéis dos regimes ditatoriais, a que tanto repudiamos. Por isso a ABRACRIM se solidariza com o Presidente Luiz Viana Queiroz neste ato que atinge toda a Comunidade Jurídica Baiana.

É a nota.

Curitiba, 6 de fevereiro de 2018.

Elias Mattar Assad Presidente Nacional

Fabiano Pimentel ABRACRIM-BA Presidente

Fonte: ABRACRIM