Rigor do Exame de Ordem será mantido, diz presidente da OAB

Terça, 5 de setembro de 2017

Rigor do Exame de Ordem será mantido, diz presidente da OAB

Desde o dia da prova objetiva do XXIII Exame venho tecendo uma série de avaliações sobre o aumento do rigor do Exame de Ordem, as nítidas mudanças na forma como a prova foi aplicada e quais seriam os desdobramentos disto para o futuro do Exame.

OAB impõe um forte reposicionamento no Exame de Ordem

A prova da OAB mudou, e a Ordem também

O futuro da prova da OAB

Tanto no resultado preliminar como no definitivo da 1ª fase apresentei em 1ª mão o tamanho do estrago da prova objetiva:

O tamanho do estrago do XXIII Exame de Ordem

A pior prova do Exame de Ordem de todos os tempos!

A redução de duas questões de Ética, o aumento (ainda suave, mas que será gradual) do número de questões interdisciplinares, a exploração de novos temas nunca antes cobrados e a sofisticação dos enunciados das questões provocaram uma reprovação de 86,65% ainda na 1ª fase, assombrando todos os envolvidos com a prova.

A postura da OAB, que em outras oportunidades mascarou reprovações semelhantes anulando de ofício algumas questões, foi completamente diferente desta vez: não houve receio algum em ocultar a pesada reprovação, e muito menos qualquer movimentação para anular qualquer questão.

A Ordem reprovou sem medo, e o fez de forma recorde.

Alguns dirigentes da Ordem já haviam "cantado a pedra" sobre as razões da mudança da postura da OAB.

A OAB sobre o Exame de Ordem: ?É hora de adotar medidas impopulares?

Mas agora o próprio presidente do Conselho Federal, Cláudio Lamachia, disse com todas as letras que o rigor da prova será mantido e que a culpa é exclusivamente das faculdades:

(...) Para Claudio Lamachia, presidente do Conselho Nacional da OAB, a queda no nível de aprovação se deve à liberação indiscriminada de cursos de Direito. Para ele, o rigor exigido é fundamental para proteção da sociedade e será mantido.

?A OAB tem insistido, há anos, para que haja mais rigor na aprovação e no acompanhamento das entidades aptas a oferecer a graduação em direito. O exame da OAB manterá seu nível de dificuldade. Para aumentar o índice de aprovação, é preciso combater a mercantilização do ensino e garantir que os cursos tenham qualidade à altura dos sonhos dos estudantes e das necessidades da sociedade?, disse Lamachia à ConJur. (...)

Fonte: Conjur

A matéria do Conjur apenas ratificou a visão do Blog quanto ao futuro da prova.

Não tenham dúvidas quanto ao aumento gradual do número de questões interdisciplinares e da manutenção, ao menos neste momento, do rigor da prova. A Ordem está nitidamente reagindo ao que considera uma mercantilização do ensino jurídico pelo MEC, e está receosa quanto ao aumento do número de bacharéis, não só pela reforma das diretrizes da graduação como também da liberação 100% do ensino jurídico à distância via EAD.

Vem aí a graduação em Direito 100% EAD

O sombrio futuro do mercado e ensino jurídico no país

Exclusivo: Principais pontos da proposta da nova diretriz dos cursos de Direito

O aumento do rigor do Exame de Ordem é uma espécie de resposta a política educacional do MEC e também uma tentativa de frear o crescimento do número de advogados. Hoje temos mais de 1 milhão de advogados regularmente inscritos no OAB, e isto assombrou a direção da Ordem.

Sob este prisma, fica o alerta: a preparação para a OAB tem de começar cada vez mais cedo e, principalmente, tem de ser de qualidade.

A era do estudo estratégico (a escolha de disciplinas específicas em detrimentos de outras), da preparação faltando apenas 2 meses para a prova e dos macetes está ficando para trás.

O candidato que adotar essas estratégias verá as chances de aprovação serem reduzidas drasticamente.