Resultados parciais das enquetes sobre o novo Exame da OAB

Sexta, 27 de maio de 2011

Promovi nesta semana duas enquetes sobre o formato do novo Exame de Ordem: Enquete: quantas edições o Exame de Ordem deve ter por ano? Que formato de prova vocês preferem para o Exame de Ordem? Vejam os resultados parciais:

-----------------------------------------------------------------------

As enquetes foram programadas para aceitarem apenas um voto por internauta, com bloqueio do cookie e do IP para evitar a repetição de votos.

Ambas receberam mais de 4 mil votos, o que é um número razoável de internautas considerando o universo específico de visitantes do Blog Exame de Ordem.

Quanto ao número de Exames ao ano, a votação foi bem expressiva em favor da realização de 3 edições do certame. Tal inclinação não surpreende, pois 80% dos candidatos dos inscritos já foram reprovados ao menos uma vez, conforme pesquisa feita pela própria FGV. Suprime-se uma prova e o tempo para se lograr a aprovação será maior ainda, afora o fato do número de aprovados por ano ser reduzido em aproximadamente 30%.

A OAB pode sim aplicar o Exame para selecionar os melhores, mas não pode restringir o acesso ao exercício da advocacia dificultando o aspecto operacional da prova. O processo de seleção dos advogados tem de ocorrer dentro de um ritmo racional, dando oportunidade a todos de adentrar nos quadros da OAB em um lapso de tempo razoável.

Duas provas por ano é muito pouco!!!

Já em relação ao modelo de aplicação da prova, de certa forma surpreende a predileção pelo modelo das duas provas em um mesmo dia. Fazê-las em um mesmo dia passa-me a ideia de um aumento de dificuldade durante o processo de preparação, pois o candidato terá de estruturar seus estudos para as duas fases concomitantemente.

Mas esse é o meu ponto de vista, não significando que eu tenha exatamente razão.

Muitos concursos públicos já adotam esse modelo e eventual adaptação dos candidatos não seja tão traumática. Mas isso só poderemos medir na prática caso este modelo seja adotado pela OAB.

Então, em conformidade com as duas enquetes, os internautas preferem 3 Exames por ano, com as duas provas sendo aplicadas em um mesmo dia.

Tal modelo resolveria, em tese, o problema do atropelo de datas do Exame. Claro! Desde que as futuras provas e editais não contenham também erros como os verificados nas últimas edições do Exame. E isso não guarda correlação nenhuma com prazos ou aspectos logísticos.

Em breve saberemos.

O prazo para votar nas enquetes vai até o meio-dia do dia 31 deste mês.