Reprovação no XXIII Exame de Ordem foi de 82,93%

Terça, 10 de outubro de 2017

Reprovação no XXIII Exame de Ordem foi de 82,93%
Depois de uma prova da 1ª fase absolutamente destruidora, temos agora os percentuais parciais da reprovação no XXIII Exame de Ordem.

Parciais, claro, em razão do prazo recursal, que abrirá amanhã.

Neste XXIII Exame de Ordem a aprovação foi de 13,35% na primeira fase, sem anulações.

No IX Exame Unificado foram 16,67% de aprovação na 1ª fase, contando com as 3 anuladas de ofício.

E no XXI Exame foram 17,09% de aprovação (estatísticas exclusivas do Blog), contando com 2 anuladas de ofício.

Na matemática da 2ª fase somos obrigados a incluir os candidatos da repescagem, que entram no meio do jogo para tentarem a sorte na prova subjetiva.

Publicado o resultado do XXIII Exame de Ordem!
Foram 115 mil inscritos nesta edição.

Com a publicação da lista, sabemos que foram aprovados 19.639 examinandos, ou seja, o percentual de aprovação foi de 17,07%.

Ou, para quem preferir, 82,39% de reprovação no XXIII Exame de Ordem. Uma taxa, evidentemente, alta de reprovação, mas aina dentro da média geral da FGV. Média atingida, claro, com a "ajuda" dos candidatos oriundos da repescagem.

E agora? Quem reprovou faz o quê?

provimento

Neste momento surgem muitos candidatos me procurando para que eu elabore recursos de forma personalizada.

Acontece que eu não faço isso. Os recursos que elaboro, em regra, são para casos que julgo serem diferentes, exóticos ou absurdamente abusivos.

Um recurso, para ser bem sucedido, demanda tempo e atenção, e é impossível atender a todos em função do tempo. Recurso é um trabalho, é claro, artesanal. E como tal proporciona tão somente um volume bem pequeno de peças.

Eu sempre orientei, e continuarei orientando, que os candidatos façam por conta própria seus recurso. Aliás, amanhã tratarei disto com a devida atenção, dando o caminho das pedras para os candidatos.

Entretanto, quem não se sente seguro para recorrer pode contar com o auxílio do pessoal do PROVIMENTO, uma empresa de soluções educacionais preparada para lidar com essa contingência:

http://www.provimento.com.br/

A ideia é oferecer a quem precisa a minuta de um recurso feito de forma individualizada, para exatamente oferecer um recurso que tenha chances reais de ser bem sucedido, ao contrários de fundamentações generalistas que são vistas por aí.

As minutas dos recursos são elaboradas em todas as disciplinas, dentro do prazo previsto no edital, com limite de peças a serem corrigidas.

DETALHE: Fui convidado a TREINAR a equipe de advogados (todos especialistas) do PROVIMENTO, passando para eles 10 anos da expertise que desenvolvi para recurso da 2ª fase do Exame de Ordem, algo que sou, também, pioneiro!

Se quiserem confiar seus recursos ao PROVIMENTO, podem fazer se medo.

Entrem no site e confiram as condições.