Reprovação deve ter sido pesada! Hora de tomar uma decisão!!

Quarta, 28 de agosto de 2013

Pois é jovens, a FGV divulgou a consulta individual aos aprovados e...nada da lista com o nome dos candidatos.

Sinal claro, evidente, cristalino e manifesto de que a pancada na 1ª fase foi bem grande.

Bom, na verdade a percepção de uma alta reprovação nesta 1ª fase não surpreende ninguém. Só não sabemos o quão pesada ela foi. Sem a lista, contudo, é impossível dizer a amplitude do estrago.

Não foi igual, creio, ao que aconteceu na 1ª fase do IX Exame, em que o percentual certamente ficou acima dos 90% de reprovação. Não acredito em algo a assim. Em um chute genérico, deve ter ficado entre os 10 ou 20% de aprovação, uma faixa relativamente elástica para uma análise como esta, mas é o que se pode intuir sem se ter qualquer baliza quantitativa para se raciocinar.

Resumindo esse blablablá todo: se a lista não foi publicada é porque o trem foi feio.

E agora? Podemos mesmo esperar por muitas anuladas?

Diante do quadro, em princípio, a expectativa melhora um pouco. Fico até mais animado com a possibilidade de 3 anulações, tal como ocorreu, exatamente, no IX Exame de Ordem.

Mas sempre, e tenham isso de forma muito clara na mente, que nos trabalhamos aqui com ESPECULAÇÕES! Imagino que possam ser 3, mas pode ser nenhuma, 1, 2 ou mesmo 4 - não épossível ter certeza!

A lógica colhida em edições anteriores é: se a aprovação é baixa, as anulações sobem, e vice-versa. Agora, dentro de um contexto novo, com todo o drama do X Exame pairando no ar, podemos estar diante de um novo enquadramento: aprovação baixa e poucas anulações.

Eu temo muito por essa segunda possibilidade.

"Mas Maurício, 3 anulações já é muito pouco!". Dentro do Exame, e de seu histórico, até que não. Apenas 1 ou 2 questões, dentro do atual quadro, nós poderíamos chamar de pouco.

Enfim!

De uma forma ou de outra para quem não foi aprovado, é hora de tomar uma decisão: ou encara a 2ª fase ou desloca a atenção para a próxima 1ª fase.

Se for esperar até o dia 17 para começar os estudos o lapso de tempo será bem estreito, pois a prova será aplicada no dia 6 de outubro. Até daria para fazer um cursinho, mas o candidato teria de estudar furiosamente dentro deste período.

O ideal, sob qualquer ponto de vista, é começar a estudar o quanto antes.

Reflitam bem e tomem uma decisão.