Repescagem no Exame de Ordem? Aprovados na 1ª fase da OAB poderão ser beneficiados caso reprovem na prova subjetiva

Segunda, 24 de setembro de 2012

Confiram esta notícia publicada no último dia 22 no blog do Felipe Patury, da Revista Época:

A Ordem dos Advogados do Brasil estuda instituir uma espécie de repescagem para quem for reprovado em seu teste. Se adotada, a medida beneficiará quem foi aprovado na primeira fase da prova e reprovado na segunda. A ideia começou a ser discutida depois que um grupo de deputados ameaçou acabar com o exame.

Fonte: Felipe Patury

Uau!!

Se essa notícia for verdadeira (e possivelmente é) muitos candidatos vão dar pulos em suas cadeiras.

Instrumentalmente falando, a medida é simpática a todos, pois é antiga a reivindicação do aproveitamento da aprovação na 1ª fase ao menos em duas ou três edições subsequentes do Exame. Isso daria aos candidatos a chance de estudarem exclusivamente para a 2ª fase, potencializando suas chances de serem aprovados.

Até aí tudo muito legal.

Na teoria todos saem felizes. Mas sempre ponderei, neste caso, sobre o impacto de tal medida no grau de dificuldade das provas, tanto da 1ª fase como da segunda.

Pode parecer bom, mas também pode ser ruim. O grau de dificuldade da prova pode aumentar e anular, em alguma medida, o aparente benefício.

Pode ser uma medida para gerar uma apaziguamento na Câmara dos Deputados e ajudar a enterrar os projetos contrários ao Exame da OAB. Enfim, fazer parte de uma estratégia visando a manutenção do próprio Exame e não uma "ajuda" aos candidatos em si.

Será?

Claro! Está tudo no campo da especulação. Nem essa mudança, se efetivamente está sendo discutida, ainda foi implementada e não há nenhuma notícia de DENTRO da OAB, vinda de outras fontes, corroborando-a.

Se acontecer outro provimento sobre o Exame terá de ser votado no Conselho Federal, e tudo aquilo que vai ao plenário corre o risco inerente ao voto: vencer e ganhar vida no mundo jurídico ou ir para o arquivo das boas ideias.

Quando, como e de que forma essa mudança efetivamente será posta no papel e votada ainda é uma incógnita, e mesmo pode não acontecer, caso a OAB triunfe nos corredores da Câmara.

De toda forma vamos acompanhar o desenrolar dessa história, pois tal alteração seria bastante significativa no universo do Exame de Ordem.