publicado em 03/08/2014 às 17h37
Recurso para a questão de Filosofia - Jeremy Bentham

3 O professor Bernardo Montalvão já elaborou um recurso para a questão do filósofo Jeremy Bentham, que ao nosso ver está errada! O gabarito oficial apontou a letra B, enquanto sustentamos que a alternativa correta é letra A. Confiram:

Nos Princípios da Moral e da Legislação, sua principal obra do ponto de vista propriamente filosófico, Bentham estuda pormenorizadamente a aplicação do princípio de utilidade como fundamento da conduta individual e social. O princípio da utilidade não é orientado pelo interesse das pessoas que estão em jogo em uma situação, mas, sim, pelos interesses da coletividade, do bem comum. O princípio da utilidade pretende superar qualquer explicação com base no direito natural. Por fim, segundo este princípio, a felicidade é o bem maior a ser protegido.

Portanto, segundo o princípio da utilidade a ação deve ser aprovada se ela produz a felicidade das pessoas em geral. Ou seja, a felicidade da qual fala Bentham não se limita às pessoas que estão em jogo, mas, sim, a toda coletividade, ao bem comum. Bentham, não sustenta uma felicidade egoísta, mas uma felicidade da comunidade. Por isso, o que diz o princípio, como assinala Arthur Kaufmann, é que "a maior felicidade do maior número", e não, como sugere a questão, que seja a felicidade da pessoas.cujos interesses estão em jogo.

O que o princípio da utilidade pretende ensejar é que a moral e a lei sejam obedecidas porque elas são úteis à coexistência humana. Ou seja, o respeito às normas morais e as leis, antes de mais nada, asseguram a coexistência humana e, ao fazê-lo, propiciam a felicidade para toda coletividade, e não para um grupo.

Já antecipo que iremos preparar mais recursos para esta prova.