Ranking das 10 melhores faculdades de Direito do XI ao XIII Exame de Ordem

Quarta, 26 de novembro de 2014

Todo mundo tem a grande curiosidade em saber qual é a melhor faculdade em termos de desempenho diante do Exame de Ordem.

Eis que a OAB divulgou esse dados em um estudo geral sobre o desempenho de faculdades e bacharéis diante de sua prova.

Não se trata, evidentemente, de um raio-x da qualidade das faculdades em si, até porque a própria dinâmica do Exame de Ordem e sua natureza como processo avaliativo não têm o condão de mensurar integralmente a qualidade do ensino jurídico.

De toda forma, o Exame de Ordem é um grande filtro em termos de mercado, tanto para o ingresso nele, o mercado, por parte dos estudantes, como também para se avaliar se uma instituição é boa ou não, e assim ser escolhida pelos futuros universitários.

Infelizmente a própria OAB divulga pouco esses dados. Uma divulgação constante e abrangente desse tipo de estatística forçaria as faculdades e terem um maior esmero com a própria qualidade.

Vejamos então o ranking 10 melhores faculdades de acordo com a FGV e o CFOAB:

2

O resultado acima deriva também da adoção de alguns filtros, entre eles a exclusão de instituições que apresentam menos de 30 examinandos por edição, exatamente para evitar distorções. Esse critério foi adotado para impedir, por exemplo, que uma instituição que tenha apresentado apenas 1 candidato possa ser considerada a "melhor do Brasil", pois caso este candidato seja aprovado, ela teria 100% de aproveitamento.

O ranking também foi construído levando em conta os Exames XI, XII e XIII, para que esta média refletisse melhor o desempenho médio das instituições.

No gráfico acima o número de inscritos e os percentuais são são a representação da média das 3 edições.

Eu acredito que mais exames deveriam ser usados. Antigamente o Blog tinha um ranking próprio, mas a falta de divulgação de dados estatísticos por parte da FGV impossibilita esse tipo de análise.

E, claro, todas elas são universidades públicas. Até aí nenhuma novidade, apesar de que 80% da faculdades de Direito no Brasil hoje são privadas. Essa distinção tem mais correlação com o processo de ingresso nessas instituições do que, propriamente, com eventual qualidade delas. É no grau de dificuldade do vestibular que nasce a diferença de qualidade.

E aqui, mais uma vez, devemos lamentar o fato da Ordem não publicar mais a lista completa de desempenho das instituições de ensino no Exame.

Uma pena...