Quem aguenta mais uma audiência pública sobre o Exame de Ordem?

Terça, 22 de abril de 2014

[caption id="attachment_41279" align="aligncenter" width="458"]Foto: André Correa/PT no Senado Foto: André Correa/PT no Senado[/caption]

Deu na coluna do Marco Eusébio:

O Exame de Ordem exigido pela OAB para a prática da advocacia será tema de audiência pública no Senado no dia 24 deste mês, às 10h, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) presidida por Waldemir Moka (PMDB-MS). Solicitado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), o debate tem como convidados representantes da Ordem, do MEC e de entidades ligadas a bacharéis que são contra o exame.

Ou seja: mais do mesmo.

Qual a utilidade, até hoje, de qualquer das audiência públicas contra o Exame de Ordem realizadas até agora? E olha que desde de 2009 foram umas 6 ou 7!

Tirando o espaço para quem é contra a prova bater livremente no Exame, as audiências públicas não produziram nada de concreto nesta discussão.

E, além de não produzir nada de concreto, não conseguem sequer superar os mesmos argumentos de sempre. No último dia 25 de março tivemos um audiência sobre o Exame na Câmara, e o plenário estava bem vazio.

Comissão de Educação da Câmara debate amanhã fim da exigência do Exame da OAB

Além de vazio, pouquíssimos parlamentares apareceram, talvez uns 5 ou 6, se muito, sendo que apenas uns 3 ficaram o tempo todo.

O tema NÃO desperta mais emoções no Congresso, e de tanto banalizarem estas audiências, elas perderam qualquer tipo de impacto ou força para atraírem a atenção da sociedade.

Afora isso, a tentativa de acabar com aprova no plenário da Câmara sofreu sua terceira derrota no início deste mês:

ATENÇÃO! Emenda de Eduardo Cunha pelo fim da taxa do Exame de Ordem acaba de ser rejeitada!

Há realmente clima para rediscutir essa questão?

No dia 24, portanto, teremos apenas mais do mesmo.