Terça, 26 de julho de 2011
Agora, com a certeza da aprovação, vários candidatos perguntam qual é o melhor Vade Mecum para a prova da 2ª fase.
É difícil, em princípio, dizer qual é o melhor: Rideel, Saraiva, RT, entre outras apresentam bons códigos, úteis para a hora da prova.
A questão propriamente não é qual é o melhor, mas sim qual é o mais atualizado. Fiz uma pesquisa e até agora agor anão vi uma obra com as atualizações legislativas mais recentes.
Mais do que isso, vi que vários códigos estão com mega descontos nos sites das editoras, sinal de que novas edições estão prontinhas para serem vendidas ( e que é preciso "desaguar" o estoque de livros "velhos").
Então, em um primeiro momento, não comprem nada: esperem mais umas duas semanas para investirem em um livro novinho.
E uma dica importante para o pessoal de Direito Penal!
Como vocês já perceberam, a nov a lei 12.403/11 não foi exigida na 1ª fase - Quais inovações legislativas e jurisprudenciais recentes poderão ser cobradas no IV Exame de Ordem Unificado?, assim como também não será na 2ª fase. Neste caso, um Vade Mecum novo seria PIOR do que um antigo.
Eu acho que a prova não vai abordar um tema preso em seu edital sobre um regramento que caducou, e que não pode, ao mesmo tempo, abordar a nova legislação. A banca criaria uma grande confusão com isso.
De toda forma, é preciso ter cautela na hora de comprar um código novo. Para penal certamente é melhor levar um "antigo" (editado neste ano, por favor).