Quinta, 18 de agosto de 2011
Que peças serão exigidas nas provas práticas deste domingo?
Essa pergunta sempre é feita na véspera das provas subjetivas. O desejo por uma dica "quente" arde (sem trocadilho) nas mentes dos candidatos.
Imaginem ir para a prova com uma dica "privilegiada" sobre a peça prática! Seria uma beleza!!! A sensação de segurança aumentaria imensamente.
Mas a dica só pode ser "quente" se um anjo soprou no ouvido de alguém ou...se este alguém possui uma informação privilegiada de fonte certa e segura.
E informação privilegiada neste caso é sinônimo de fraude.
Depois da fraude do Exame 2009.3 esse tipo de dica, a certa e segura, é virtualmente impossível.
Ninguém sabe o que vai ser exigido nas provas. Essa é a verdade. As previsões não passam de meras especulações, chutes, uns com mais outros com menos lógica.
Normal em qualquer curso preparatório da OAB.
E quando um professor acerta, beleza! Ponto para ele! Não passou de mera loteria.
Antigamente eu dava meus palpites, mas não o faço mais. Acredito que isso gera falsas expectativas. Por óbvio, o candidato tem de estar preparado para o que der e vier e não destinar uma parte de suas esperanças em uma dica que pode não se concretizar.
A necessidade de "dicas quentes" também faz parte de um jogo em que se tenta mitigar a normal ansiedade experimentada pelos candidatos na véspera da prova.
É importante apenas ressaltar que a peça e as questões, integralmente, estarão contidas nos códigos.
Fazer uma boa pesquisa será a solução para qualquer demanda apresentada pela FGV.
Não busquem por informações dessa natureza, pois elas não vão ajudá-los em nada. SEMPRE os candidatos vão se deparar com uma situação nova, um problema diferente.
Mentalizem os estudos nessa reta final e fiquem calmos. Quem fez um bom curso antes da prova certamente não será surpreendido por algo que já não saiba ou ao menos viu nas aulas.
Foco no processo e não no resultado!
Faltam 3 dias para a prova.