Quatro conselhos para o examinando que fará o Exame de Ordem pela 30ª vez

Quinta, 30 de março de 2017

Quatro conselhos para o examinando que fará o Exame de Ordem pela 30ª vez

Não, vocês não leram errado o título deste post. Efetivamente tem um candidato, da cidade de São Paulo, que vai fazer a prova deste próximo domingo. Esta será sua 30ª tentativa em ser aprovado.

ATUALIZAÇÃO em 20/07/2017: O examinando deste texto conseguiu, finalmente, ser aprovado! Ou seja, as dicas funcionaram!

Candidato consegue a aprovação no Exame de Ordem após 30 tentativas!

Sim! Assim como vocês estão, eu também fiquei espantado com a informação. Fazer 30 edições da prova da OAB significa estar, pelo menos, 10 anos enfrentando a OAB. Ele está tentando passar antes mesmo de eu fundar o próprio Blog Exame de Ordem, que no próximo mês fará 9 anos.

Não fui eu quem conversou com ele, mas sim o professor Paulo Machado. A conversa aconteceu no Revisaço, ocorrido no último sábado, em São Paulo. Contudo, o Paulinho só foi revelar essa história ontem.

Paulo revelou isso porque não conseguia deixar de lembrar do drama desta pessoa, de sua persistência e de sua vontade de ajudar este candidato após ter com ele uma longa conversa.

De uma forma ou de outra, tenho algumas dicas específicas para este examinando, mesmo não o conhecendo.

Vamos a elas!

Quatro conselhos para o examinando que fará o Exame de Ordem pela 30ª vez:
1 - Ligue o botão do foda-se!
bs060

É isso mesmo: FODA-SE!

E digo isso não pela imprecação em si, mas sim pelo efeito psicológico. Quantos e quantos candidatos só conseguiram a aprovação após ligarem o famoso foda-se?

Estou falando sério!

Trata-se, na verdade, de RETIRAR A IMPORTÂNCIA que a prova tem para a própria vida e o futuro.

Qual seria, para todos os candidatos, a mãe de todos os temores? A resposta é uma só: a importância da prova! Pode ser para agradar a família, agradar ao próprio ego, concorrência com amigos, com inimigos, necessidades profissionais, o que for: o nervosismo deriva de forma direta e proporcional ao tamanho e importância do desejo em ser aprovado.

Se o desejo é pequeno ou inexiste, a preocupação também o será.

Isso é um fato!

Já perdi a conta das vezes que vi candidatos asseverarem essa percepção. Após várias reprovações, conseguiram passar simplesmente porque deixaram de dar importância ao resultado, ou seja, ligaram o foda-se.

O emocional pesa muito para muita gente. Deixar de se importar retira a pressão, e isso deve ser mais fácil ainda de fazer após tanto tempo sem passar.

2 - Seja assertivo com a prova
assertividade com a prova da OAB

Encare o que você tem de fazer com o máximo de objetividade possível. A prova é uma prova e deve ser tratada como tal.

Isso significa dizer o seguinte:

1 - Estabeleça uma ordem de resolução da prova;

2 - Leia com CALMA o enunciado;

3 - Leia com MUITA CALMA as alternativas;

4 - Exclua os itens manifestamente errados;

5 - Aponte a resposta correta;

6 - Passe para a próxima questão e esqueça o que fez.

Não sei como você tem o hábito de fazer a prova, mas independentemente da forma seja objetivo na abordagem e HONESTO consigo mesmo: sabe a resposta? Marque a letra! Não sabe a resposta, siga em frente e deixe para lidar com essa questão depois, quando tiver concluído o resto.

A prova é vencida questão por questão, sem paixão, sem perda de tempo, com foco total no que se está fazendo e, claro, ENTENDENDO integralmente o sentido dos enunciados e alternativas.

É assim que se faz a prova.

3 - Você é uma pessoa fantástica!
assertividade com a prova da OAB

É! Você mesmo!

Eu te admiro pela sua persistência. Admiro mesmo, de coração! Eu mesmo jamais teria a energia e a força de vontade de persistir por 10 anos fazendo o Exame de Ordem sem conseguir a aprovação.

Meu espanto ao saber da existência de uma pessoa que está indo para a 30ª tentativa foi imenso, e eu estou calejadíssimo dos dramas do Exame de Ordem em praticamente quase todos os seus níveis. Eu vivo o Exame da OAB todo dia, e fazia tempo, muito tempo mesmo, que algo conseguiu me espantar sob este aspecto (não conta os vacilos da FGV, mas isso é outra história).

Sua resiliência mental é digna de estudo. Poucos, eu creio, iriam tão longe em busca desse sonho. É muito difícil, na verdade, imaginar alguém capaz de possuir tamanha persistência.

E, obviamente, apesar dessa impressionante persistência, sua a jornada sem sombra de dúvida lhe tem sido penosa, por uma série de pontos de vista.

Verdadeiramente penosa.

E, ainda assim, você vai fazer a prova.

Você tem o meu respeito! Tem o meu inteiro respeito!

4 - Chegou a tua hora

Oração

Deixa eu te fazer uma previsão. Na verdade, reiterar uma previsão: a prova do próximo domingo vai ser uma prova boa, daquelas que muita gente passa.

Você vai passar também!

Se vi isso em uma bola de cristal? Não, não vi!

O fato é que a banca da FGV "amaciou" nos padrões de resposta da 2ª fase passada, assim como a banca recursal resolveu anular, pela 2ª vez na história, 2 questões de ofício na 1ª fase porque a prova objetiva passada foi medonha.

Aliás, foi a 2ª pior prova de todos os tempos.

Depois daquilo a banca pisou no freio e foi mais camarada com os candidatos. Ou seja, eles modulam a prova rem função do contexto negativo.

Se a prova passada foi bisonha, esta não vai ser.

E a prova passada foi bisonha porque teve gente nova na FGV elaborando as questões. O "erro" derivou, por assim dizer, de certa inexperiência dentre aqueles que redigiram as questões, empolgados que estavam por começarem a trabalhar no Exame.

Esse ânimo, pode ter certeza, foi devidamente amansado.

A próxima prova vai ser legal!

Creia!

Bom...eu queria escrever mais, mas talvez já tenha escrito muito para alguém que não conhece e não conversou contigo. Sem uma proximidade e sem entender sua história não tenho como me estender mais sem começar a redigir besteiras demais em razão daquilo que ignoro.

Mas o que está aqui, acredito, já lhe será bom.

De coração, espero a sua aprovação ainda no domingo. Acredite em você e acredito nesta perspectiva de vitória.

Não há dor que dure para sempre! Uma hora um sorriso há de brotar!