Quase 70 mil pessoas na 2ª fase do XVII Exame de Ordem!

Sexta, 21 de agosto de 2015

1

E agora? Com as 2 anulações nós temos quantas pessoas na 2ª fase da OAB?

Hoje mais 5.442 candidatos foram beneficiados com as anulações, e vão poder testar a sorte na prova subjetiva!

Logo, o número de aprovados para a próxima prova saltou 69.588 candidatos! Como tivemos 133.390 inscritos, o percentual de aprovados dentro os inscritos foi de 52,16%. Um percentual de aprovação altíssimo para uma primeira fase. A cada 2 candidatos, 1 foi aprovado na 1ª fase.

Ainda assim, NÃO É a maior 2ª fase de todos os tempos! Esse recorde ainda pertence ao XV Exame, que teve 70.354 candidatos em sua 2ª fase.

Esse deve ser o primeiro pensamento dos candidatos, e ele até faz sentido. Em outros tempos, inclusive, esse raciocínio seria muito consistente.

E aí? A prova vai ser cascuda?

Eu acho que não!

Mesmo no XV Exame, com todo aquele mundaréu de gente, as provas da 2ª fase foram corretas. Dessas percepção inclusive escrevi um texto:

Uma mudança no perfil geral da 2ª fase do Exame de Ordem e a necessidade de reposicionamento dos examinandos

E tanto no XIV, como no XV e mesmo no XVI as provas foram bem aplicadas, com uma qualidade bem acima das edições anteriores. Aliás, a tendência se confirmou no XVI:

O perfil das provas subjetivas definitivamente mudou! Como isso influencia na escolha da disciplina da 2ª fase da OAB?

Quanto a isto, portanto, vocês em princípio não precisam se preocupar. A qualidade na elaboração das peças cresceu significativamente e vem se mantendo ao longo de mais de 3 edições, o que confirma uma tendência.

Bati um papo recentemente com um membro da banca sobre a prova. Depois eu conto para vocês como foi a conversa!

Algo bem animador para vocês!