Terça, 4 de abril de 2017
Após quase 10 mil examinandos terem participado da nossa enquete, vamos aos dados colhidos sobre a nota que os candidatos tiraram nesta 1ª fase do XXII Exame de Ordem.
Lembrando que esse tipo de pesquisa não possui um rigor absoluto, pois não temos como verificar a identidade dos votantes, mas como o Blog é majoritariamente seguido por examinandos, e, em regra, por quem está fazendo a prova em dias de resultado, a pesquisa tem uma boa margem de confiabilidade.
Um provável elemento de distorção está na quantidade de examinandos interessados nos recursos, coisa em que somos pioneiros no Exame, e o blog é referência quanto a recursos criteriosos. Isso pode gerar uma distorção no resultado, apesar de não podermos precisar sua amplitude.
Vejamos o resultado da enquete:
Uma quantidade considerável de votantes ficou na faixa dos 39 pontos, sendo que um grande número ficou entre 36 e 38 pontos. Esses dois grupos foram o que chamo de "faixa limítrofe de aprovação", ou seja, a área do "quase", do bateu na trave.
São estes candidatos que estão loucos por questões anuladas.
Não sei se vocês sabem, mas a FGV tem esses dados em detalhes, e eles, junto com a OAB, ponderam sobre a quantidade de anuladas em função de quantos candidatos a mais vão entrar para a 2ª fase.
Obviamente, a OAB negaria essa informação e ainda me chamaria de mentiroso, mas eu sei que isso acontece, e por mais de uma fonte.
O que não deve ser de estranhar, afinal, as estatística do Exame de Ordem são tão estáveis que é impossível não imaginar um controle por detrás de tamanha estabilidade.
Já se perguntaram porque a FGV resolveu alterar a ordem de apresentação das disciplinas da 1ª fase?
O excesso de invencionices da FGV
Facilitar é que não foi...
E agora? Voltamos para a grande pergunta: teremos anuladas?
Mantenho o que escrevi ontem: as chances são ruins e jogam contra os candidatos.
As possibilidades de anulações na 1ª fase do XXII Exame de Ordem
Quem fez de 38 para baixo deve voltar a atenção para a próxima 1ª fase. Quem fez 39 até pode arriscar, mas saiba que as chances de nenhuma ser anulada é bem considerável.
O histórico de anulações, compilado pelo Blog desde há muito tempo, não dá muitas esperanças.
Mas enquanto há vida, há esperança. Ou, ao menos, deve haver luta.
De repente a OAB se compadece da quantidade de candidatos com 39 pontos e resolve surpreender.
E sim! A OAB já surpreendeu uma ou outra vez.
Dia 17 vamos ver a lista de aprovados e sentir como as coisas estão.