Quantidade considerável de examinandos ficou com 39 pontos

Terça, 4 de abril de 2017

Quantidade considerável de examinandos ficou com 39 pontos

Após quase 10 mil examinandos terem participado da nossa enquete, vamos aos dados colhidos sobre a nota que os candidatos tiraram nesta 1ª fase do XXII Exame de Ordem.

Lembrando que esse tipo de pesquisa não possui um rigor absoluto, pois não temos como verificar a identidade dos votantes, mas como o Blog é majoritariamente seguido por examinandos, e, em regra, por quem está fazendo a prova em dias de resultado, a pesquisa tem uma boa margem de confiabilidade.

Um provável elemento de distorção está na quantidade de examinandos interessados nos recursos, coisa em que somos pioneiros no Exame, e o blog é referência quanto a recursos criteriosos. Isso pode gerar uma distorção no resultado, apesar de não podermos precisar sua amplitude.

Vejamos o resultado da enquete:

Uma quantidade considerável de votantes ficou na faixa dos 39 pontos, sendo que um grande número ficou entre 36 e 38 pontos. Esses dois grupos foram o que chamo de "faixa limítrofe de aprovação", ou seja, a área do "quase", do bateu na trave.

São estes candidatos que estão loucos por questões anuladas.

Não sei se vocês sabem, mas a FGV tem esses dados em detalhes, e eles, junto com a OAB, ponderam sobre a quantidade de anuladas em função de quantos candidatos a mais vão entrar para a 2ª fase.

Obviamente, a OAB negaria essa informação e ainda me chamaria de mentiroso, mas eu sei que isso acontece, e por mais de uma fonte.

O que não deve ser de estranhar, afinal, as estatística do Exame de Ordem são tão estáveis que é impossível não imaginar um controle por detrás de tamanha estabilidade.

Já se perguntaram porque a FGV resolveu alterar a ordem de apresentação das disciplinas da 1ª fase?

O excesso de invencionices da FGV

Facilitar é que não foi...

E agora? Voltamos para a grande pergunta: teremos anuladas?

Mantenho o que escrevi ontem: as chances são ruins e jogam contra os candidatos.

As possibilidades de anulações na 1ª fase do XXII Exame de Ordem

Quem fez de 38 para baixo deve voltar a atenção para a próxima 1ª fase. Quem fez 39 até pode arriscar, mas saiba que as chances de nenhuma ser anulada é bem considerável.

O histórico de anulações, compilado pelo Blog desde há muito tempo, não dá muitas esperanças.

Anulações da 1ª fase da OAB

Mas enquanto há vida, há esperança. Ou, ao menos, deve haver luta.

De repente a OAB se compadece da quantidade de candidatos com 39 pontos e resolve surpreender.

E sim! A OAB já surpreendeu uma ou outra vez.

Dia 17 vamos ver a lista de aprovados e sentir como as coisas estão.