Quantas linhas são necessárias para fazer uma boa peça prática?

Quinta, 10 de maio de 2018

Quantas linhas são necessárias para fazer uma boa peça prática?

O quanto é necessário escrever para "impressionar" o corretor e fazer uma boa peça prática na 2ª fase do Exame de Ordem?

Essa é uma pergunta interessante, pois muitos candidatos acham que ser prolixo é a chave para uma boa nota. Uma redação pomposa, extensa e floreada por parecer, para alguns, o melhor caminho para a redação.

Mas não é!

Na verdade não existe nenhuma regra quanto ao tamanho da peça: tudo depende do tamanho do problema e da quantidade de tópicos a serem trabalhados.

Uma peça com 3 laudas, ou 5, se esgotarem os pontos do enunciado, têm a mesma probabilidade de tirarem uma boa nota.

Na realidade, vocês têm de priorizar a objetividade na elaboração da peça, e atentar para os seguintes pontos:

1 - Na hora de indicar um artigo, não escrevam o Código a ele relacionado por extenso. Usem sempre as abreviaturas: CPC, CPP, ECA, CC, CLT, STF, STJ, TST, etc;

2 - Quando forem narrar os fatos (se for o caso), sejam muito sintéticos. O problema está no enunciado da prova, vocês estão discorrendo sobre os fatos para mostrar que compreendem a necessidade de fazê-lo. Logo, sejam sintéticos e façam tão somente o resumo do problema;

3 - Regra do edital: não ultrapassem as 150 linhas destinadas à peça. O que for escrito além disto será desconsiderado. Não vai implicar, todavia, na reprovação, mas a pontuação da redação que ficar fora do espaço delimitado não será deferida;

4 - A redação pode se aproximar da forma como o espelho das peças é forjado. Logo, a redação pode ser objetiva, sem floreios. Basta abordar, de forma completa, os tópicos do espelho.

A estrutura da peça prática e a forma de correção da FGV

Análise de uma peça prática nota 5!

Evidentemente, o espelho não será mostrado para vocês na hora da prova. Estudem espelhos anteriores e tentem projetar, na hora de montar o esqueleto da peça, como seria o espelho da prova.

5 - Não custa dar uma olhadinha em uma prova nota 10:

Aquela prova nota 10 da OAB que você respeita

Curiosamente, nesta prova, a candidata usou todas as 150 linhas. Acredito, analisando a sua redação, que isto ocorreu principalmente por causa do tamanho da letra.

6 - No começa da peça alguns candidatos pulam algumas linhas, outros, não, e alguns escrevem "pular 10 linhas".

Muito depende de como o professor de vocês ensinou, mas asseguro que as 3 formas não geram nenhum prejuízo aos candidatos. O ideal, sob minha ótica, é não pular linhas, pois isso poupa mais espaço para a peça. Mas isso é uma questão de estilo, tão somente.

fazer uma boa peça prática

A preocupação de vocês, como candidatos, é a de dar completude à peça, ou seja, discorrer sobre todos os pontos elencados no problema apresentado. É isso o que verdadeiramente importa.

Contudo, isso pode ser feito de forma precisa, objetiva, sem maiores floreios, obedecendo, claro, a lógica jurídica da peça escolhida.

Agora que faltam duas semanas, tirem um dia para treinar a estruturação dos esqueletos de provas anteriores, tomando o cuidado de comparar o esqueleto com o padrão de resposta apresentado.

É um excelente exercício de treinamento!

oab.fgv.br

Considerem para este exercício apenas a montagem do esqueleto. Não precisa fazer a peça.

Outro exercício interessante é pegar redações passadas e tentar "enxugar" elas. Tentar visualizar onde a redação foi exagerada ou prolixa.