Terça, 20 de setembro de 2016
O pessoal de Porto Velho está preocupado com a data em que será reaplicada a prova da 2ª fase. Como vocês sabem, a falta de energia elétrica impediu a continuidade da aplicação da 2ª fase por lá, e a Ordem, por segurança, resolveu cancelar a aplicação do Exame.
E agora? Quando a OAB vai deliberar pela reaplicação, e quando será a data?
Não dá para dizer quando a Ordem irá deliberar, pois existem uma série de fatores envolvidos na escolha da data, incluindo aí uma reunião com a FGV. Existe toda uma logística e esse tipo de decisão não sai da noite para o dia. Provavelmente só na semana que vem saberemos a data de forma oficial.
Na história do Exame Unificado já tivemos o cancelmento em 3 oportunidades: Ipatinga/MG, Duque de Caxias/RJ e Salvador/BA. Nas duas primeiras por falta de luz e na última por conta da ameaça falsa de atentado. Aliás, o problema de Salvador aconteceu agora, no XX Exame.
Entretanto, diferentemente de Porto Velho, nos 3 casos acima o cancelamento se deu na 1ª fase. Em Porto Velho é a primeira vez que acontece um cancelamento na 2ª fase. Isso envolverá, claro, a elaboração de 7 novas provas para os candidatos, o que é algo um pouco mais complexo se comparado a elaborar uma prova da 1ª fase.
Em todos os casos anteriores o intervalo de tempo entre a prova cancelada e a reaplicação foi o mesmo: 3 semanas.
Se projetarmos 3 semanas do último domingo até a hipotética data da reaplicação, o nosso dia seria 09/10, apenas dois dias antes da data do resultado preliminar da 2ª fase.
Não dá para ser antes, dia 02, por conta das eleições. Pode ser em uma data posterior, mas acho que ficaria muito longe no tempo.
Dia 9, portanto, é a data com a maior probabilidade de ser escolhida.
Quem é de Porto Velho, portato, tem de voltar aos estudos e esquecer esse contratempo.
Foco no objetivo, porque o jogo recomeçou!