Quando será a prova da 1ª fase do Exame de Ordem 2010.2 ?

Quinta, 29 de julho de 2010

Postagem alterada!

Não atentei para o fato de que em 3 de outubro teremos eleições. Falha minha! Essa postagem foi ligeiramente alterada para levar em conta esse "pequeno" detalhe.

Peço desculpas pelo lapso.

Após ser divulgada a primeira lista de aprovados no Exame de Ordem, a OAB costuma publicar seu edital dentro do prazo de uma semana.

Como o resultado será conhecido no dia 13/08 (sexta-feira), o edital provavelmente será divulgado na semana seguinte (entre os dias 16 e 20), sendo o dia 20 o mais provável para a divulgação. Essa expectativa é baseada no prazo de publicação de editais anteriores - a média sempre foi de uma semana entre a divulgação da lista de aprovados e a publicação do novo edital.

Face ao atraso no cronograma do Exame Unificado por conta da fraude ocorrida no Exame 2009.3, acho muito difícil que essa perspectiva seja frustrada - A OAB tem pressa!

Na expectativa de que o edital seja realmente publicado no dia 20, deveremos ter um prazo entre 30 a 45 dias para a aplicação da prova objetiva do próximo Exame, o 2010.2.

No atual Exame o prazo entre a publicação do edital e a aplicação da prova objetiva foi de exatos 30 dias. Isso também em razão da fraude, além da pressa da Ordem em acertar o calendário.

É possível que esse exíguo prazo se repita, mas creio que a OAB adote o lapso de 45 dias entre a publicação do edital e a prova, como acontecia antes da ocorrência da fraude.

Assim, se o edital for publicado no dia 20/08, a prova da 1ª fase DEVERIA cair no dia 3 de outubro, 43 dias após o edital, exatamente em um domingo. Mas como nessa data teremos o 1º turno das eleições, a OAB pode antecipar a aplicação da prova para o dia 26/09 ou aplicá-la no dia 10/10.

Se a OAB resolver correr com o calendário a prova então poderia ser marcada para o dia 19/09, também um domingo, exatos 30 dias após a publicação, em conformidade com o prazo previsto no provimento 136/09.

Então temos três datas hipotéticas: 19/09, 26/09 ou 10/10.

Eu apostaria no dia 26/09 em função do calendário e do atraso causado pela fraude.

Essa previsão, naturalmente, é um exercício de futurologia baseado no padrão observado em Exames pretéritos. Guarda certa lógica, mas não pode ser considerada como uma previsão mediúnica.

De toda forma, serve como baliza para vocês se prepararem para a próxima prova.

Quanto antes melhor!