Terça, 28 de junho de 2016
O Exame de Ordem, frequentemente, evolve a tomada de decisões estratégicas por parte dos candidatos, pois o tempo - verdadeiro artigo de luxo - não permite a acomodação de ninguém: ou o tempo é devidamente aproveitado ou a preparação acaba por se tornar deficiente.
Gostemos ou não, é preciso tempo para esgotar todo o conteúdo do Exame, tanto da primeira como da 2ª fase.
Para a 2ª fase, em específico, é preciso "lapidar" a redação, treinar as peças, extrair sentido lógico e claro nas respostas para poder entregar uma prova subjetiva minimamente compreensível e, claro, passível de ser devidamente corrigida pela banca corretora.
Pois bem!
De hoje até o dia do resultado final do XIX Exame nós temos exatos 7 dias.
Do dia do resultado até o dia da prova da 1ª fase nós teremos 19 dias.
De hoje até o dia da prova são 26 dias.
O tempo é curto independentemente do momento em que os estudos forem iniciados, aqui pensando no pessoal que vai ficar para a repescagem. Evidentemente, o resultado dos recursos tem um peso importante na tomada de decisão. Aqui é preciso, entretando, fazer a seguinte reflexão:
1 - Quem não tem esperanças na aprovação não tem mais o que esperar. Se naõ recorreu ou recorreu apenas "por recorrer" o início dos estudos não pode tardar mais.
2 - Quem tem esperança no recurso deve, é claro, aguardar o dia 5 próximo.
Um fato: as correções, no geral, não foram boas. Deixaram muito a desejar e possivelmente teremos muitos recursos providos. Como já havia alertado antes, a banca responsável pelos recursos não é a mesma que corrigiu a prova, e isto é um bom sinal para quem se sentiu injustiçado.
Dia 5 então será o deadline para quem vai ficar para a repescagem, ou, para quem terá de encarar a 1ª fase novamente. Dia 6 será o prazo final para o pagamento do boleto de inscrição.
Vamos dar uma olhadinha no calendário da repescagem:
Quem for fazer a repescagem poderá tanto optar por uma nova disciplina como também por um novo local de prova.