Qual será o grau de dificuldade da prova objetiva do IX Exame de Ordem?

Quinta, 13 de dezembro de 2012

Eis a grande pergunta do momento: qual será o grau de dificuldade da prova após descobrirmos o número de inscritos?

Mais de 118.500 examinandos inscritos no IX Exame de Ordem! Gabarito preliminar oficial será publicado às 22h do domingo

NOTA: o grau de dificuldade é sempre um conceito subjetivo. Logo, minhas impressões são construídas exclusivamente sobre dados estatísticos.

ATUALIZAÇÃO: são 118.537 inscritos, segundo notícia publicada há pouco no site do CFOAB.

Antigamente (coisa de algumas edições atrás) muitos inscritos representava uma prova objetiva mais difícil. Hoje, considerando as 3 últimas edições, muitos inscritos representam um prova de 2ª fase mais complicada.

Por quê?

É público e notório que as provas da 2ª fase da OAB estão dando muita dor de cabeça, assim também que nas últimas 4 edições mais de 40% dos inscritos lograram aprovação na 1ª fase.

V 108.355 inscritos - 1 anulada - 46,72% de aprovação final na 1ª fase

VI - 101.246 inscritos - 2 anuladas - 46,30% de aprovação final na 1ª fase

VII - 111.909 inscritos - 4 anuladas - 41,01% de aprovação final na 1ª fase

VIII117.852 inscritos - 0 anuladas - 43,51% de aprovação final da 1ª fase

Em termos históricos, mais de 40% de aprovados na 1ª fase é MUITA COISA. Quase metade dos inscritos têm conseguido a aprovação nesta etapa, e isto não é nada desprezível. Antes a faixa dos aprovados ficava na casa do 30%.

Não que seja uma maravilha, mas neste aspecto a coisa melhorou um pouco. O corte vem na 2ª fase, mas isso é outra história.

O que imaginar a partir destes dados?

Devo lembrá-los que estou apenas especulando. Não dá para bater o martelo e dizer de forma categórica como a prova será.

Mas pelo perfil das últimas edições, é bem razoável supor a aplicação de uma prova com um grau de dificuldade SEMELHANTE a das duas últimas provas objetivas.

Ou seja, não serão muito difíceis.

Os candidatos no dia da prova objetiva do VIII Exame passaram um mescla de opiniões divergentes sobre a prova, sinal de que ela foi relativamente razoável. Quando a prova é pedreira todos reclamam de forma uníssona. Não foi o que vimos.

Vocês sabem que eu não douro a pílula. Se acho que uma coisa será ruim, falo mesmo. Neste caso, tenho uma boa impressão da prova (tirando os problemas de sempre, claro!).

Encham o coração de esperanças e vão com tudo. Desta vez tenho um bom feeling para este domingo!