Qual será o grau de dificuldade da prova da OAB de domingo?

Sexta, 28 de outubro de 2011

No próximo domingo 106 mil candidatos vão se submeter à prova objetiva do Exame de Ordem.

A pergunta de sempre é a mesma: como será a prova?

Já tem gente achando que por conta do julgamento de ontem no STF a OAB será implacável com os candidatos.

Sobre o futuro do Exame de Ordem eu tratarei em um post mais extenso, pois há muitas nuances e considerações a serem feitas, considerando que tenho certeza da implementação de alterações importantes na prova no curto/médio prazo.

Entretanto, para o próximo domingo, não esperem que a OAB fará nada de diferente por conta da votação da última 4ª feira. A prova já estava elaborada e não houve tempo hábil para "piorá-la."

E como será a prova do próximo domingo?

Escrevi acima que não iria piorar como se tivesse espaço para isso.

É quase uma ilusão.

Creio que a prova será tão difícil quanto a última, e a última primeira fase foi MUITO difícil.

Devo ressaltar que o grau de dificuldade de qualquer coisa tem um imenso componente subjetivo, pois depende muito de avaliações pessoais. Quando trato do grau de dificuldade do Exame, baseio-me integralmente na análise de número e percentuais. A lógica é simples: quanto maior o percentual de reprovação, pior é a prova.

Na última edição do certame foram 121.380 candidatos inscritos e, ANTES das questões anuladas, tivemos 14.157 candidatos aprovados.

Isso representou um percentual prévio de aprovação de 11,66%.

Após a anulação de 3 questões, o número de candidatos aprovados saltou para 21.970, ou, 18,48% dos inscritos.

Mas porque a mão pesou tanto na 1ª fase?

Lembro-me que escrevi recentemente que o IV Exame de Ordem foi o primeiro após o Exame 2009.2 a não dar nenhum problema.

Foram 6 edições problemáticas e isso colocou a OAB e sua prova na berlinda, principalmente nas edições 2009.2 e 2010.2, que apresentaram graves problemas na segunda fase.

A segunda fase, por ser subjetiva, é muito mais propensa a apresentar complicações em relação à primeira, e a OAB se deu conta disso.

A última edição da prova, o IV Unificado, teve uma primeira fase severa, tal como os números acima mostram, mas a 2ª fase foi quase uma mãe com os candidatos.

Com a divulgação da lista preliminar de aprovados na 2ª fase, 18.011 candidatos foram aprovados, representando 14,83% do total candidatos inscritos (85,17% de reprovação) e 81,97% entre os aprovados na 1ª fase.

Na lista final de aprovados o número de aprovados saltou para 18.234 candidatos, ou 15,02% de aprovados, ou, 84,98% de reprovados.

A fórmula da OAB é simples: reprova o que tem para reprovar na 1ª fase e aplica uma prova palatável na 2ª fase, minimizando o risco de problemas.

Nos exames 2009.2 e 2010.2 o número de aprovados na 1ª fase chegou a ultrapassar a casa dos 40%. Como a média de aprovação precisa girar em torno de 15% dos inscritos, a Ordem foi obrigada a pesar a mão nas provas subjetivas. Não deu certo.

Vejam os dados de aprovação das últimas edições:

Vejamos então os dados dos últimos Exames:

2008.1 - 39.357 inscritos - 11.063 aprovados

Percentual de aprovados em relação ao número de presentes: 28.87%

2008.2 - 39.732 inscritos - 11.668 aprovados

Percentual de aprovados em relação ao número de presentes: 30,22%

2008.3 - 47.521 inscritos - 12.659 aprovados

Percentual de aprovados em relação ao número de presentes: 27,35%

2009.1 - 58.761 inscritos - 11.444 aprovados

Percentual de aprovados em relação ao número de presentes: 19,48%

2009.2 -70.094 inscritos - 16.507 aprovados

Percentual de aprovados em relação ao número de presentes: 24,45%

2009.3 - 83.524 inscritos - 13.781 aprovados

Percentual de aprovados em relação ao número de presentes: 16,50%

2010.1 - 95.764 inscritos - 13.435 aprovados

Percentual de aprovados em relação ao número de inscritos: 14,03%

2010.2 - 106.041 inscritos - 16.974 aprovados

Percentual de aprovados em relação ao número de inscritos: 16,00%

2010.3 - 106.891 inscritos - 12.534 aprovados

Percentual de aprovados em relação ao número de inscritos: 11,73%

IV Unificado - 121.380 inscritos - 18.234 aprovados

Percentual de aprovados em relação ao número de inscritos: 15,02%

Há uma relativa estabilidade no número absoluto de aprovados, algo em torno de 12 a 16 mil candidatos por prova. No IV Exame Unificado esse número foi um pouco maior, 18 mil, mas isso em decorrência do elevado número de inscritos.

Nesta edição nós temos 106 mil candidatos inscritos, e o número FINAL de aprovados, após a 2ª fase e análise dos recursos, dificilmente ultrapassará a casa dos 16 mil candidatos.

Não é, evidentemente, uma notícia boa de se dar, mas os números falam por si. Eu sempre preferi mostrar as coisas como elas são do que jogar confete nos olhos de vocês.

Leiam: Sobre Phobos e Deimos

Nesse tipo de avaliação eu só errei, em quase 4 anos, a previsão em uma prova. Nas demais...

O Exame de Ordem não é uma prova fácil e praticamente 9 entre 10 candidatos reprovam, tal como as estatísticas acima mostram.

A lição tirada dos dados é uma só: ou o candidato estuda muito, com planejamento, tempo, qualidade e dedicação, ou NÃO vai passar.

A OAB não está de brincadeira com ninguém e quem ignorar essa realidade vai ficar na fila.