Qual será a data do Exame de Ordem 2010.2?

Quarta, 4 de agosto de 2010

O Blog existe há mais de dois anos e meio e eu até agora tive a felicidade de acertar quase todas as previsões feitas durante esse tempo.

Há poucos dias eu escrevi aqui que a próxima prova objetiva seria no dia 19/09 - Run baby run! Prova da 1ª fase provavelmente será no dia 19/09

E escrevi porque confiei na fonte...assim como continuo confiando na idoneidade dela. O problema é que tudo mudou, e eu não tenho mais como apostar no dia 19/09 como data provável para a próxima prova.

Não que não seja, pode até ser, mas a mudança do Cespe para a FGV atrai um série de considerações que solapam a segurança ou confiabilidade de qualquer previsão ou fonte, pois a alteração da banca implica em mudanças substanciais, principalmente sob o aspecto da logística, e eu não sei se a fonte sabia disso baseada em informações do Cespe ou internas da OAB.

É muito mais do que óbvio que a FGV não foi escolhida só ontem durante a reunião - uma organizadora de concursos não cai do céu por acaso  - é óbvio que o destino do Cespe já vinha sendo traçado há algum tempo e que a escolha da futura banca foi trabalhada com alguma antecedência. Ontem apenas foi feita a concretização do ato - a escolha precedeu esse momento.

Ou alguém acha que a OAB/MG e OAB/RS iriam bater no peito com apenas uma semana de antecedência da mudança de organizadora, questionando firmemente o Cespe, sem ao menos suspeitarem que este estava prestes a receber a extrema unção? Óbvio que não.

De toda forma, o próximo Exame NECESSARIAMENTE será aplicado em setembro ou outubro - disso não tem como fugir. Agora...qualquer data é plausível.

Eu aconselho que os candidatos estudem com muito afinco, independente da data.

Não dá para ter certeza como será o futuro Exame. No máximo, pode-se presumir.

Questões de provas anteriores da FGV são a ordem do dia.