Quais matérias priorizar nesta reta final?

Terça, 26 de setembro de 2023

Quais matérias priorizar nesta reta final?

O que priorizar na reta final da OAB?

O que será mais importante para você em termos de conteúdo? Essa é uma pergunta muito importante, e a resposta faz a diferença na hora da prova.

Faltando agora pouco menos de 2 meses para a prova, saber o que priorizar é fundamental para o candidato ter EFICIÊNCIA. E a eficiência, claro, irá se refletir na nota.

Para começar, descarte as disciplinas com apenas 2 pontos na prova. O esforço a ser empregado nelas não compensa, em função do baixo retorno de nota e do tempo a ser empregado nos estudos delas.

Mas não vamos também ser radicais!

O processo de escolha não deve ser pautado tão somente por números, mas também por outros elementos.

Veja só:

1 - Seja qual for a estratégia ou escolha, Ética Profissional SEMPRE fará parte do rol de disciplinas a serem estudadas.

Por quê?

Porque o volume de conteúdo a ser estudado é pequeno, o grau de dificuldade para se apreender o conteúdo também é pequeno e o desempenho médio de todos os candidatos é muito bom neste disciplina. Na verdade, existe meio que uma obrigação de se acertar, no mínimo, 7 entre as 8 questões.

E é preciso estudar bem, pois se a banca aperta em Ética, a aprovação despenca. Na prova passada, do 38, várias questões vieram com um grau elevado de dificuldade. 

Adivinha como foi o desempenho geral no 38? Sim, foi a pior prova da 1ª fase em todos os tempos.

Ou seja: É absolutamente necessário redobrar os esforços em Ética Profissional. Mas isto terá uma OUTRA estratégia, que vou apresentar na hora certa!

2 - ECA e Consumidor também devem ser estudadas, pois têm um volume de conteúdo pequeno e costumam dar um excelente retorno aos candidatos, mesmo que cada uma tenha apenas 2 questões.

Acertar fechar essas duas disciplinas na prova objetiva não é algo impossível, e mais quatro pontos no cômputo geral é um grande passo.

DETALHE: Todo ponto conta muito na prova. Muito mesmo! São 40 pontos para ser aprovado e um ponto só que falte faz uma grande diferença. Uma grande quantidade de candidatos ficou abaixo (mas perto) dos 40 pontos na prova passada. Perguntem para eles como é sofrido bater na trave. Aliás, perguntem também se eles fecharam as 8 de Ética ou as 4 de ECA e Consumidor somadas. 

A reprovação mora no detalhe!

3 - Não deixe de estudar a sua disciplina de 2ª fase. Essa é a disciplina, seguramente, em que o seu desempenho deve ser melhor, ou, ao menos, muito bom.

Mas estudar a sua disciplina de 2ª fase não quer dizer, necessariamente, aprofundar nela, pois presume-se que o domínio do conteúdo seja bem elevado. A disciplina pode ser posta em "manutenção", ou seja, passar por um processo de revisão e resolução de questões, para manter as informações "quentes" na cabeça.

O Método GPS OAB Reta Final foi pensado para quem quer iniciar a preparação AGORA!

Curso totalmente ajustado para essas 8 semanas que restam até o dia da prova do 39.

Método GPS OAB Reta Final

O curso está com um desconto especial no site do Jus21

4 - Quais disciplinas você tem mais dificuldade? A aprovação reside exatamente nelas! 

FUNDAMENTAL!

Priorize as disciplinas que tenham 5 ou 6 pontos e que você tenha nela um desempenho RUIM.

Esse é o segredo!

Nas disciplinas em que você é mais fraco é onde residem os pontos que te faltam para ser aprovado. É onde você pode crescer em desempenho e ter mais pontos.

Priorizar disciplinas em que você é bom não vai te agregar mais pontos.

E bota uma coisa na cabeça: Não dá para estudar mais do que isto. É melhor estudar menos conteúdo mas de uma forma mais consistente, em um processo que envolva leitura de doutrina (ou aula), resolução de questões, leitura da lei seca e revisões periódicas.

Como o tempo é curto, não é mais possível abraçar o mundo. É preciso ter consciência disto e assumir a estratégia tal como ela é.

6 - IMPORTANTE: A escolha das disciplinas a serem estudadas é sempre pessoal! Seguir uma dica ou uma orientação que veio da percepção de outra pessoa é um equívoco, isto porque cada um tem predileções e bagagens diferentes.

A escolha, repito, é pessoal. Sob pena de ter reduzido o desempenho na prova.

7 - Uma vez feita a escolha, dentro dos parâmetros acima, aferre-se ao planejamento! Não há espaços para arrependimentos ou recomeços. Tenha fé na própria decisão e siga em frente.