Quais as chances de um recurso dar certo?

Quinta, 12 de setembro de 2019

Quais as chances de um recurso dar certo?

Os recursos da 2ª fase funcionam? Quais as chances de sucesso?

Ou melhor perguntando, um recurso tem chances REAIS de dar certo?

A resposta correta, e honesta, é a seguinte:

1 - A margem de sucesso de um recurso está diretamente relacionada com a qualidade da redação do próprio recurso, ou seja, sua capacidade de ir nos pontos certos;

2 - Com a existência de falhas REAIS na correção, e não meramente um inconformismo com a nota, e;

3 - Com a honestidade das razões recursais, ou seja, o ataque de forma cirurgica com o que de fato está errado.

Essa é a lógica por detrás da redação de um recurso.

Essa são as premissas que criei desde 2008, quando fundei o Blog e passei a me preocupar em orientar os candidatos, de forma pioneira, na elaboração dos recursos.

O Provimento - www.provimento.com.br - oferece o auxílio EXATO para quem precisa de um recurso consistente para a 2ª fase do Exame de Ordem. E esse auxílio tem um lastro extremamente consistente:

1 - Pioneirismo REAL, por quem desenvolveu de fato o método de elaboração dos recursos desde 2008 e tem registro e muita história para mostrar;

2 - Análise SÉRIA da viabilidade dos recursos, só trabalhando os recursos que têm chances concretas de sucesso, sem vender falsas ilusões;

3 - Referência teórica irrefutável na forma de abordar a correção da FGV. O método de atacar a correção dos recursos foi desenvolvido desde 2009, e hoje é o padrão usado pelo mercado;

4 - Recursos artesanais, individualizados, elaborados de forma objetiva e técnica, de forma a serem assimilidades com clareza pelos corretores da FGV.

E isso dá certo, não tenham a menor dúvida!

Tanto dá certo que os parâmetros que desenvolvi são copiados abertamente por quase todo mundo.

A lógica é a seguinte:

1 - Indicação do fundamento cuja nota não foi atribuida - ou seja, o item do espelho;

2 - Indicação da redação que o candidato entende que deve ser vinculado ao item do espelho não pontuado;

3 - Cotejo analítico entre espelho e redação do candidato, mostrando CONVERGÊNCIA entre ambos (a demostração da convergência deriva do fato de que, como a redação é subjetiva, o texto do candidato não converge na sua literalidade com o que consta no espelho. O cotejo serve exatamente para demonstrar a existência de um paralelismo;

4 - Requerimento da nota devida.

É necessário, claro, um olho fino para o recurso ser efetivamente provido. E falo isso porque o universo de recursos providos não é tão grande como muitos acreditam.

Aberto o prazo recursal do XXIX Exame de Ordem

Vejam só a quantidade de recursos providos nas últimas edições (dados exclusivos do Blog), considerando que mais de 80% dos candidatos reprovados na 2ª fase recorrem:

XXVIII - 1.354 recursos providos

XXVII - 1.109 recursos providos

XXVI - 988 recursos providos

XXV - 1.354 recursos providos

XXIV - 1.194 recursos providos

XXIII - 817 recursos providos.

XXII - 1.546 recursos providos.

XXI - 1.002 recursos providos.

XX - 1.847 recursos providos.

XIX - 1.666 recursos providos.

A banca gosta de ser econômica quando o assunto é reconhecer que não corrige bem (algo histórico e insofismável) e não facilita a vida dos Examinandos nas correções.

EXCETO se o recurso for bem feito, de forma honesta.

O Provimento, por exemplo, recebe muitos recursos, mas mais da metade é rejeitada por não se enquadrar dentro das nossa balizas.

Fazer recurso só por fazer não é algo legal e muito menos honesto: é preciso impor um corte sério na hora de analisar o recurso para que, uma vez que se tome a decisão de fazê-lo, ele seja verdadeiramente promissor.

E isso, claro, com sua elaboração feita dentro da técnica desenvolvida pioneiramente por mim e amadurecida ao longo de mais de 11 anos.

Ninguém tem, nem de longe, esse histórico!!

E esse é, sem dúvida, o caminho a ser seguido.

A probabilidade de sucesso de um recurso depende, preponderantemente da técnica e da honestidade em sua redação.

Cadastrem-se no Whatsapp do Blog Exame de Ordem - 61-993144383

A banca erra, mas na maioria das vezes os erros não são grandes o suficientes para permitir um recurso viável, como também na maioria das vezes o candidato acha que tem o direito mas na prática isso não se verifica.

É muito comum, muito mesmo, vermos examinandos, na ânsia de serem aprovados, tentar empurrar as razões recursais de qualquer forma, amoldando a aprovação à sua própria vontade e não a uma boa razão recursal.

O prazo recursal vai até às 18h do próximo sábado. Há tempo suficiente para se fazer um bom recurso.