Publicada MP que prevê redução de salário e jornada de trabalho

Quinta, 2 de abril de 2020

Publicada MP que prevê redução de salário e jornada de trabalho

O governo publicou nesta quarta-feira, dia 2 de abril, uma nova medida provisória (MP 936/20) que permite a redução proporcional de salário e jornada de trabalho em até 70% ou a suspensão do contrato de trabalho, mediante acordo entre empregado e empregador.

A medida denominada "Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda" permite aos empregadores adotarem medidas trabalhistas que garantam a manutenção dos postos de trabalho enquanto durar a pandemia do coronavírus.

O texto permite a redução de jornada de trabalho e de salário nas seguintes proporções: 25%; 50% ou até 70%, por até 90 dias. Já a suspensão do contrato de trabalho, o texto prevê que o empregador poderá acordar tal suspensão pelo prazo máximo de 60 dias, que poderá ser fracionado em até dois períodos de 30 dias.

Sobre o benefício emergencial, o texto esclarece que ele será de prestação mensal e devido a partir da data do início da redução da jornada de trabalho e de salário ou da suspensão temporária do contrato de trabalho.

O valor de tal benefício terá como base de cálculo o valor mensal do seguro-desemprego a que o empregado teria direito, nas seguintes situações:

I - na hipótese de redução de jornada de trabalho e de salário, será calculado aplicando-se sobre a base de cálculo o percentual da redução;

II - na hipótese de suspensão temporária do contrato de trabalho, terá valor mensal: equivalente a cem por cento do valor do seguro-desemprego a que o empregado teria direito, ou equivalente a 70% do seguro-desemprego a que o empregado teria direito.

As medidas como a suspensão de contrato serão implementadas por meio de acordo individual ou de negociação coletiva aos empregados com salário igual ou inferior a R$ 3.135 e aos portadores de diploma de nível superior e que percebam salário mensal igual ou superior a duas vezes o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social.

Trabalho intermitente

Segundo a medida, o empregado com contrato de trabalho intermitente formalizado até ontem, 1, fará jus ao benefício emergencial mensal no valor de R$ 600, pelo período de três meses. A norma estabelece que a existência de mais de um contrato de trabalho não gerará direito à concessão de mais de um benefício emergencial mensal.

Fonte: Migalhas

Confiram abaixo o texto na íntegra:

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 936