Provas de Constitucional e Administrativo do XVII Exame: parece que não teremos mesmo nenhum comunicado

Quarta, 30 de setembro de 2015

Provas de Constitucional e Administrativo do XVII Exame 2

Acabei de falar na Coordenação Nacional do Exame de Ordem, aqui em Brasília, e me passaram a informação de que NÃO será divulgado nenhum comunicado sobre as provas de Constitucional e Administrativo antes do dia 6.

Inclusive me falaram que a decisão sobre elas já está tomada, mas que não poderiam divulgar.

Ontem, e disso eu já sabia, estava marcada uma reunião na sede da FGV, no Rio de Janeiro, para tratar do tema, e, aparentemente, o martelo já foi batido. O problema é saber qual foi a decisão tomada.

Quanto a prova de Constitucional as informações colhidas até agora convergem para a aceitação do parecer. Eu ficaria muitíssimo impressionado se ele não fosse aceito, em especial por conta do posicionamento do colégio de presidentes:

Atenção! Colégio de Presidentes da OAB se coloca a favor do parecer na prova de constitucional

Já quanto a prova de Administrativo eu não tenho muitas convicções. Até onde sei, algumas seccionais se colocaram a favor do MS. Sei que a Coordenação consultou todos os presidentes de Comissões de Exame de Ordem sobre a questão, e que vários pareceres foram elaborados, mas não consegui descobrir nada além disto.

Eu acho, ainda assim, que a tendência é boa para os candidatos, mas aqui a coisa não está tão clara.

Agora vem a grande pergunta: as provas foram corrigidas já com a aceitação das peças ou os candidatos terão de recorrer com base em um novo espelho? Esse é um ponto central nesta questão, pois se os candidatos tiverem que recorrer para a peça ser aceita (mesmo com um novo padrão) eles não terão o mérito avaliado, ou seja, não poderão recorrer da correção do mérito.

Logo, a FGV TEM de corrigir as provas agora já com eventual novo padrão.

E, claro, quem fez parecer ou MS deve estar amargando algumas úlceras no estômago, e desnecessariamente...

Dia 6 então saberemos a verdade, e veremos, ou não, o tamanho da confusão que vai surgir.