Provas de concursos públicos e alternativa correta

Quarta, 8 de setembro de 2010

O objetivo do presente texto consiste na proposição de algumas ponderações sobre o processo de tomada de decisão na realização de provas de concursos públicos. Trata-se de um ensaio e um ponta-pé inicial do trabalho de pesquisa e reflexão sobre o tema. E a intenção fundamental consiste no fornecimento de subsídios e informações que colaborem com a busca de resultados para os candidatos a concursos públicos.

Diante da proximidade com a prova do concurso do MPU, não posso negar minha em preocupação em particular com aqueles que farão esta prova nos próximos dias.

Assim, uma primeira idéia fundamental consiste na compreensão de que, em tese, ao estarmos realizando uma prova, podemos nos deparar com três situações: (1) temos o domínio pleno, em termos de disponibilidade intelectual, da informação objeto da questão; (2) não temos qualquer disponibilidade intelectual, ao menos em termos consciente, da informação objeto da questão; (3) temos alguma disponibilidade, mas de maneira precária, o que envolve a angustiante situação, na qual sabemos que tivemos contato com a informação, mas não temos a certeza da resposta.

Continuem lendo este artigo no Blog Tuctor