Provas da Fundação Getúlio Vargas - Download e algumas considerações sobre o novo Exame de Ordem

Terça, 3 de agosto de 2010

Muito bem então! A era Cespe teve seu fim decretado e agora entramos na era FGV.

Bom? Ruim? Não dá para saber sem antes ver como serão elaboradas as provas para este novo Exame de Ordem.

Mas quem quiser pode ver algumas provas anteriores da FGV para analista e advogado, clique no link a seguir: Provas FGV

Analisem apenas para sentirem a questão do estilo, pois provavelmente a elaboração das provas voltadas para o Exame de Ordem será um pouco diferente...ou não. O professor Renato Saraiva afirmou que o estilo FGV segue mais a letra fria da lei - Blog Renato Saraiva. Uma análise das provas realmente levam a esse entendimento.

Por enquanto não dá para fazer uma previsão exata de como será este futuro Exame de Ordem. Uma coisa são as provas elaboradas para concursos, outro é para a OAB. Em um concurso há nota de corte, no Exame de Ordem não. Isso é relevante para se determinar o grau de dificuldade da prova e sua futura elaboração.

O certo é que o parâmetro antigo - as provas do Cespe - terá de ser aposentado. Não de imediato, até porque os candidatos não têm outra referência, mas este será o caminho natural após 3 ou 4 Exames.

Confiram algumas questões da prova de analista legislativo do Senado:

56 Assinale a afirmativa incorreta.

(A) A forma configura-se como elemento vinculado dos atos administrativos, mas, apesar disso, eventual vício nesse elemento admite convalidação mediante certas condições.

(B) Objeto do ato administrativo representa o conteúdo deste, ou seja, a alteração que a vontade pretende concretizar no mundo jurídico.

(C) A anulação do ato administrativo produz, como regra, efeito ex tunc; anulado o ato, as partes retornam ao estado anterior, respeitando-se, todavia, o direito de terceiros.

(D) Se o ato administrativo se qualifica como discricionário, não pode o motivo, assim considerado como as razões que mobilizam a vontade do administrador, ser sindicado no Poder Judiciário no que diz respeito a seus elementos fáticos.

(E) O vício de competência pode ser sanado em algumas hipóteses, convalidando-se, em conseqüência, o ato administrativo contaminado do referido vício.

62 O Presidente da República, no uso de suas atribuições constitucionais, aduzindo relevância e urgência, remeteu ao Congresso Nacional Medida Provisória para reajustar vencimentos de servidores públicos, diante da ameaça de greve, com prejuízos à continuidade da prestação do serviço público. Nos termos da Constituição, existe prazo para o Congresso realizar a votação da Medida Provisória, convertendo-a em lei. Após determinado período ocorre o denominado trancamento da pauta de votações. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:

I. Após a publicação, a Medida Provisória deve ser apreciada em até quarenta e cindo dias. II. Nenhuma das Casas pode analisar os pressupostos constitucionais de relevância e urgência. III. Não sendo votada em sessenta dias, perderá a eficácia, incabível a prorrogação do prazo. IV. Câmara e Senado indicarão membros para compor comissão mista, responsável por examinar e dar parecer sobre Medidas Provisórias. V. A votação ocorrerá em sessão conjunta do Congresso Nacional.

Assinale:

(A) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas I, III e IV estiverem corretas. (E) se apenas as afirmativas II, III e V estiverem corretas.

Isso é só um pequeno exemplo. Cliquem no link para verem várias provas e formarem suas convicções - Provas FGV