Prova OAB 2010.1 - Considerações sobre eventuais anulações no Exame de Ordem

Terça, 15 de junho de 2010

Saiu enfim o gabarito oficial do Exame de Ordem 1.2010. Esse é um momento importante, pois as dúvidas são finalmente dissipadas. Dependendo da pontuação obtida pelo candidato, as probabilidades de aprovação se apresentam da seguinte forma:

Candidato com 50 pontos - Independente de quantas ou quais questões o Cespe anule futuramente, quem fez 50 pontos está 100% na 2ª fase e nada pode mudar isso. Anulação de questões não gera decréscimo na nota. Ou ela se mantém a mesma ou sofre um aumento, nunca redução.

Candidato com 49 pontos - Se o cespe anular uma questão, a probabilidade de que essa questão seja uma das que você errou é de 50%. Se anular duas, 75% e se anular três, 95% de chances.

Candidato com 48 pontos - Se o cespe anular duas questões, a probabilidade de que essas questões sejam duas das que você errou é de 25%. Se anular três, 50%, e se anular quatro, 75% de chances.

Candidatos com 47 pontos - Se o cespe anular três questões, a probabilidade de que essas questões sejam três das que você errou é de 7,5%. Se anular quatro, 25%, e se anular cinco, 50% de chances.

Há de se lembrar que na primeira fase a anulação de qualquer questão aproveita qualquer candidato, independente de ter recorrido ou não.

Vejamos o histórico de anulações do exame unificado em um levantamento que organizei desde 2008:

2006.1 = 3 2006.2 = 8 2006.3 = 3 2007.1 = 2 2007.2 = 4 2007.3 = 4 2008.1 = 3 2008.2 = 3 2008.3 = 6 2009.1 = 3 2009.2 = 2 2009.3 = 0 2010.1 = ?

Nunca o Cespe anulou apenas uma questão;

Apenas 2 vezes anulou 2 questões;

Em 5 oportunidades anulou 3 questões;

Em 2 anulou 4;

Em 2 anulou mais de 4.

Uma vez não anulou nenhuma.

A lógica das anulações sempre foi no sentido de que, caso a prova tenha sido difícil, mais questões são anuladas, caso a prova tenha sido fácil, menos questões são anuladas. Vem sendo assim faz um bom tempo, em um efeito que observei primeiro e o batizei de "efeito de modulação".

Entretanto, no último Exame de Ordem o efeito de modulação não foi aplicado - A prova objetiva foi difícil (até então a mais difícil) e a prova subjetiva, em todas as disciplinas também foram difíceis, sendo exigido cada vez mais itens por item por questão da prova, afora na peça prática.

O efeito de modulação certamente foi abolido depois do trauma do Exame de Ordem 2.2009, o pior e mais mal-aplicado da história. A primeira fase havia sido relativamente fácil e, para compensar o percentual de aprovados elevado na primeira fase, o Cespe resolveu pesar a mão e aplicar provas subjetivas complicadas. O resultado foi desastroso.

As reuniões do final do ano passado dos presidentes das Comissões de Exame de Ordem de todas as Seccionais foram algumas vezes tensas, e muito foi dito e cobrado dada a péssima gestão do Exame 2.2009. Certamente a gestão do Exame da OAB mudou em decorrência daquela péssima experiência.

No Exame passado eu tive o felling de que poucas questões seriam anuladas, mas não esperava que nenhuma fosse.

Neste Exame a OAB e o Cespe têm de anular ao menos umas três questóes, pelo o que já observa, não só por terem aplicado uma prova sinistra como a do último domingo, tanto porque o percentual de questões mal elabordas cresceu em relação à última prova.

Ademais, não anular nenhuma questão ou apenas 1 ou 2 demonstraria por parte da OAB um explícito espírito de restrição de mercado e insensibilidade para com os candidatos. No exame passado pelo menos duas questões com explícitos erros materiais não foram anuladas, o que foi algo muito incompreensível.

A Ordem precisa mostrar que seu espírito em relação ao exame é o de fazer justiça com os candidatos, e não simplesmente ceifar aprovações em nome de dados estatísticos. O mínimo que se pede é a anulação das questões com vícios de formulação.

De toda forma, a torcida de cada bacharel agora é pelo maior número de questões anuladas. Mas ninguém deve se iludir. Acontece, evidentemente, alguns milagres, como uma candidata que no exame 3.2008 se beneficiou das 6 questões anuladas e foi para a segunda fase. Isso foi uma excepcionalidade. Quem fez 46 ou 45 pontos têm chances, mas são muito, muito remotas. Quem fez 44 pontos, para mim, não deve nutrir esperança alguma. Seis anulações no exame 3.2008 geraram críticas da própria OAB em relação ao Cespe. Não creio que tal exposição ocorra novamente. No exame 1.2009 a OAB anulou apenas 3 (sua média) e nem por isso a prova foi menos problemática do que sua antecessora.

Quanto aos recursos, o Blog Exame de Ordem sempre os elaborou. Assim que eles estiverem prontos eu publicarei aqui, como também qualquer outro que aparecer pela web.

O Blog Exame de Ordem é pioneiro na elaboração de recursos e também na cobertura do Exame, fazendo-o como ninguém, e nesta hora vocês certamente não ficarão na mão.

Quem quiser sugerir fundamentos para recursos pode me mandar um mail: mauriciogieseler@gmail.com