Prova do concurso para o Itamaraty é suspensa por conta da pandemia

Quinta, 13 de agosto de 2020

Prova do concurso para o Itamaraty é suspensa por conta da pandemia

No último dia 30 de junho o Itamaraty publicou o edital de seu concurso, tendo marcado a prova inclusive para o mesmo dia da data que seria a prova da OAB que foi adiada: 30 de agosto.

Ou seja: foi um edital publicado bem no auge da pandemia.

E o edital deste concurso já fazia a previsão das regras de segurança dos candidatos, estipulando os procedimentos para evitar contaminações: 

Há previsão expressa do uso de álcool gel, máscaras e outros equipamentos de proteção, distanciamento entre os candidatos e higienização dos locais de prova.

Entretanto, mesmo contendo regras de segurança, o Itamaraty resolveu seguir uma recomendação dada pelo Ministério Público Federal (MPF) e suspendeu seu concurso público para diplomatas 2020.

Um edital foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU), desta quinta-feira (13/8), em que o coordenador-geral de Ensino do Instituto Rio Branco (IRBr), tornou pública a suspensão das provas da primeira, da segunda e da terceira fases da seleção, ?em vista da situação de emergência de saúde pública declarada pela Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020?.

De acordo com o edital, um novo cronograma de provas e atividades será objeto de novo edital, a ser divulgado mais adiante.

As provas teriam aplicação em todas as capitais brasileiras, tal como o Exame de Ordem. Ainda de acordo com o MPF, não foi apresentada nenhuma razão para urgência na realização da seleção.

E aqui o ponto interessante: O MPF quer o adiamento até que a crise sanitária provocada pela covid-19 esteja minimamente controlada no país.

O que é "minimamente controlada" eu não sei. O conceito é bem aberto.

E aqui uma ponderação: há um risco do Exame de Ordem sofrer a mesmíssima intervenção do MPF. Não tenho a menor dúvida disso. 

A probabilidade da prova de outubro ocorrer, sinceramente, é muito pequena.

Confiram a publicação do Diário Oficial da União: