Prova da OAB de hoje foi bem difícil!

Domingo, 3 de agosto de 2014

 

Pois é pessoal. A FGV não alisou ninguém nesta prova objetiva. A impressão geral é de que ela foi realmente muito difícil, considerando comentários de professores e examinandos.

Sempre quando a prova acaba buscamos pesquisar o sentimento dos alunos e professores quanto ao grau de dificuldade da prova objetiva para balizarmos um desempenho médio dos candidatos. Ouvindo a opinião de um grupo razoável de examinandos é possível intuir com relativa consistência o desempenho médio dos candidatos e o grau de de dificuldade da prova.

Em termos puramente estatísticos as últimas provas da 1ª fase apresentaram uma discrepância, em especial entre o X e o XI Exames. O XI e XII foram bem semelhantes em termos percentuais e o XIII uma incógnita, pois a OAB não divulgou o número de inscritos.

Participem das redes sociais do Portal: Grupo de Estudos para a OAB. Maurício Gieseler Portal Exame de Ordem

Agora, no XIV, também não tivemos essa divulgação, o que atrapalha a análise, apesar de não inviabilizá-la. Vamos dar uma olhadinha no número de aprovados nas últimas edições do Exame:

Na 1ª fase do X Exame de Ordem foram aprovados 67 mil candidatos, ou seja, 54% dos inscritos.

No XI Exame de Ordem foram aprovados 19,67% dos inscritos, ou seja, 19.897 candidatos.

No XII Exame foram aprovados 25.706 candidatos (21%).

E, finalmente, na 1ª fase do XIII Exame foram aprovados 36.971 candidatos.

Em suma, ao menos quantitativamente o XIII Exame foi melhor que o XI e XII Exames. Infelizmente, como ressaltei antes, a OAB não vem mais divulgando o número de inscritos, inviabilizando a análise estatística.

Agora, observando a impressão geral dos candidatos, o quadro se apresenta muito negativo. A esmagadora maioria dos candidatos que se manifestaram nas redes sociais acharam a prova ou difícil ou muito difícil.

            A partir das 19:30 começará a nossa Mesa Redonda. Fiquem ligados!