Prova da 2ª fase da OAB/FGV - Que anotações podem ser feitas?

Segunda, 11 de outubro de 2010

Muitos candidatos perguntam sobre a forma de se anotar nos códigos, o que pode e o que é vedado. Vamos dar olhada no edital:

1) MATERIAL/PROCEDIMENTOS PERMITIDOS

(...)

? Simples utilização de marca texto, traço ou simples remissão a artigos ou a lei. ? Separação de códigos por cores, marcador de página, post-it com remissão apenas a artigo ou a lei, clipes ou similares.

Em suma:

1 - Pode marcar o código com marca-texto ou sublinhar com caneta, ressaltando o que acha mais importante? Pode!

2 - Pode colocar etiquetas do tipo marca-fácil, como a da foto? Pode!

E o que não pode?

2) MATERIAL/PROCEDIMENTOS PROIBIDOS

(...)

? Anotações pessoais, manuscritas, impressas ou transcrições.

Aqui há o ponto que mais gera dúvidas entre os candidatos. Pode fazer uma anotação pessoal ao lado de terminado dispositivo legal indicando um outro dispositivo ou uma súmula?

NÃO!!

Na lista do que é permitido há a seguinte regra: ? Simples utilização de marca texto, traço ou simples remissão a artigos ou a lei.

A remissão mencionada no edital trata daquelas que já vem impressas no Vade Mecum, e não remissões que o próprio candidato coloca de caneta.

Não é permitido fazer anotações pessoais. Não façam isso, sob pena de se aborrecerem na hora da prova.

A vedação é clara.

Pode usar lápis? Não, não pode anotar com um lápis, caneta ou qualquer outra coisa, exceto, se for um traço debaixo de um artigo(s) em específico.

"Ah mais fulaninho ou ciclaninho na outra prova fez anotações e não deu em nada".

Tenham em mente que o risco é todo de vocês! E se tomarem o código o prejuízo também será.

Não deem motivos para os fiscais de sala tomarem o código. Não pensem que todos os fiscais agem de forma homogênea. Isso não existe. Cansei de ver histórias de candidatos sob as mesmas circunstâncias receberem tratamentos bem distintos. Você estão lidando com pessoas e não com máquinas que registraram as informações do edital na cabeça.

Tenham em mente que anotações são desnecessárias. O Post-it é legal e vai bem, mas mais do que isso não é preciso. O índice do seu código indica tudo o que é necessário na hora da prova. Basta pesquisar as palavras-chaves corretas.

Em suma - Não adicionem informação no código que não faça parte da edição original. Somente marquem, sublinhem e colem etiquetas. Nada além disso.