Prova da 1ª fase foi destruidora!

Domingo, 18 de agosto de 2013

a1

Pois é...a pancada foi forte, muito forte.

Pelo o que senti dos comentários, de um modo geral, a reprovação foi muito grande. No meu feeling aposto em algo próximo aos 85% de reprovação logo de cara.

Exagero?

Acho-me até otimista. Lembro-me bem do IX Exame e da reação do pessoal, e hoje tive um nítido déjà vu: a reação do público, no geral, foi muito parecida. Ainda é cedo para ter certeza absoluta, mas sem dúvida o estrago foi grande.

E agora? Anulam muitas? A banca da OAB salvará a pátria de quem fez 38 ou 39 pontos?

Em regra, no ordinário, eu diria que sim, mas agora eu não tenho tanta certeza assim. No IX Exame, que foi uma bagaceira, anularam só 3. No último não anularam anda, e esta prova, aparentemente, foi melhor concebida, apesar dos naturais problemas.

Uma verdade: o número de questões viciadas nunca bate com o número de anuladas. Uma coisa não guarda correlação com outra.

Mas sobre eventuais anulações eu ainda pretendo esperar pelos recursos dos professores para poder traçar um panorama.

Outra verdade: O Exame de Ordem mudou e as mudanças não vão parar por aí. Não vamos raciocinar como fazíamos nas edições passadas. O X Exame impactou fundo na OAB e as coisas não serão como eram antigamente.

Como serão eu não sei, mas a OAB foi acuada (independentemente de ter merecido isso ou não!) e está MUITO preocupada em fazer uma prova tecnicamente correta. É por isso que não me animo a "vender" anulações para vocês. Se eles, da OAB, acharem que as questões feitas pela FGV estão dentro dos parâmetros de correção, é provável que não anulem nada apesar do percentual baixo de aprovação.

Péssimo dizer isso, mas, repito, tudo o que ocorreu no X Exame impactou fundo dentro da Ordem. Estamos diante de uma nova realidade e a OAB não vai querer mais passar pela exposição negativa que experimentou nos últimos 3 meses.

Tô preocupado.