Prova da 1ª fase do XVI Exame da OAB foi TENSA!!!

Domingo, 15 de março de 2015

1

As redes sociais costumam ser um termômetro bem preciso quando ao grau de dificuldade de uma prova da OAB. Quando os candidatos em uníssono apontam em uma direção, em regra é aquilo mesmo.

Aqui, no Portal Exame de Ordem, sempre quando uma prova acaba colhemos as impressões dos examinandos como também fazemos a nossa avaliação do grau de dificuldade da prova. Ouvindo a opinião de um grupo razoável de examinandos é possível intuir com relativa consistência o desempenho médio dos candidatos.

No Exame passado acertamos, mais uma vez, em cheio: enquanto uns acharam a prova difícil, nossos professores e a maioria dos candidatos não entenderam assim:

XV Exame de Ordem: impressão geral é de que prova foi equilibrada

E os números confirmaram nossa visão geral da prova: 53.330 candidatos foram aprovados na prova objetivo, o que é um número altíssimo para uma 1ª fase.

A análise do conceito de dificuldade é algo extremamente subjetivo,evidentemente.  Eu mesmo só gosto de bater o martelo neste tipo de avaliação quando tenho os dados estatísticos completos.

Muito bem! Parece que, olhando os comentários nas redes e colhendo a opinião dos professores, que a FGV abriu a caixa de ferramentas e entrou de sola nesta prova!

Vejam a opinião de muitos candidatos no nosso Instagram - @portalexamedeordem:

IMG_1896 IMG_1897 IMG_1898 IMG_1899

Ou seja: a FGV odeia estabelecer padrões!

Não dá para confiar em algo fácil ou difícil, não dá para antever o futuro da prova. Vamos aguardar para ver como virá o gabarito oficial e esperar que não surjam problemas.

Participem das redes sociais do Portal:

Maurício Gieseler

Portal Exame de Ordem

Instagram - @portalexamedeordem

Vamos dar uma olhadinha no número de aprovados nas últimas edições do Exame:

Na 1ª fase do X Exame de Ordem foram aprovados 67 mil candidatos, ou seja, 54% dos inscritos.

No XI Exame de Ordem foram aprovados 19,67% dos inscritos, ou seja, 19.897 candidatos.

No XII Exame foram aprovados 25.706 candidatos (21%).

Na 1ª fase do XIII Exame foram aprovados 36.971 candidatos (sem dados estatísticos, pois a OAB não divulgou o número de inscritos).

E na 1ª fase do XIV Exame 38.014 foram aprovados (34,30%).

E finalmente, na 1ª fase do XV, foram aprovados  53.330 candidatos, ainda sem um percentual de aprovação. A OAB não liberou o número de inscritos.

Muito bem! Hoje, 19:30h, teremos a mais tradicional Mesa Redonda para o Exame de Ordem!

Em breve divulgarei o link!

O Exame de Ordem acontece AQUI!