Quarta, 6 de maio de 2020
Um projeto de lei emergencial na Câmara dos Deputados foi apresentado para reduzir integralmente os valores das anuidades dos conselhos profissionais relativos ao ano de 2020 e em 50% os valores referentes ao ano de 2021.
Em princípio a anuidade da OAB não é atingida, pois o projeto refere-se aos conselhos elencados pela Lei 12.514/11. Ou seja, todos os demais conselhos, exceto a OAB.
Confiram o teor do projeto:
O Projeto, da autoria do deputado federal Júnior Mano (PL/CE), busca amenizar os efeitos econômicos da pandemia do coronavírus que restringiu consideravelmente o fluxo de pessoas e, consequentemente, diminuição da receita dos profissionais liberais de várias classes.
O objetivo seria o de permitir que esses profissionais se reestabeleçam profissionalmente, com uma redução do próprio custeio.
Em sua página no Instagram, o deputado defendeu que a medida é necessária para minimizar os efeitos deste período de enfrentamento ao COVID-19 para estes profissionais, de modo que consigam manter seus negócios e empregos.
O parlamentar, no entando, não projetou como os conselhos irão se manter com a respectiva perda de receita.
Por pior que seja pagar uma anuidade, os conselhos profissionais são importantes para fiscalizar e proteger suas respectivas categorias.